Avanço para o desenvolvimento do setor portuário. Mais um importante teste na nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí foi realizado com sucesso  quarta-feira (17). Desta vez, a manobra foi executada com o navio APL Paris, de 347 metros: a maior embarcação “full container” a operar na costa brasileira. Localizada na baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda), a Bacia de Evolução deverá receber novos testes com navios de até 350 metros nas próximas semanas.

 A manobra teve início às 11h, com o navio (bandeira de Singapura) sendo rebocado de popa (ré) até a área da Bacia de Evolução. Até o momento, esta é a maior embarcação a realizar testes na nova bacia. Pertencente ao armador CMA CGM, o navio tem capacidade para transportar mais de 10 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A complexidade da manobra reforça, portanto, a importância de mais este teste, que foi concluído com êxito.

  “Mais uma vez, a conclusão desta manobra é motivo de orgulho e satisfação de dever cumprido. Ganha Itajaí, ganha todo o nosso complexo portuário. Principalmente, ganha Santa Catarina, por se destacar no cenário portuário nacional e internacional”, avalia o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

  Devido à manobra especial, o acesso ao terminal portuário foi interditado durante a saída do navio. Com isso, a travessia do Ferry Boat e a navegação de embarcações pesqueiras foram suspensas durante o teste. Agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) monitoraram o trânsito nas vias próximas ao Ferry Boat. E inspetores da Guarda Portuária também acompanham os trabalhos, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança a todos os envolvidos na operação.

  “Estamos muito felizes com esse marco, que é girar na Bacia de Evolução o maior navio full container que já frequentou a costa brasileira. Isso é bom para o complexo portuário, pois mostra sua competitividade e melhora ainda mais as condições do trabalho que estamos realizando com o novo processo de arrendamento”, destaca Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.

 Homenagens especiais – Pela manhã, antes do início da manobra, a Superintendência do Porto de Itajaí homenageou autoridades e servidores que contribuíram para a concretização das obras da nova Bacia de Evolução. O ato contou com a presença do prefeito Volnei Morastoni e de outras autoridades. A cerimônia destacou o trabalho e a união demonstrada durante todo o processo de estudos técnicos e na busca por recursos financeiros para a execução das obras.

  Devido às restrições para a realização de eventos com aglomeração de pessoas, a cerimônia foi realizada na Marina Itajaí, em área aberta, com número reduzido de convidados e com a observância de todas as medidas já determinadas pelas autoridades de saúde no combate à pandemia de coronavírus.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here