A certificação pelo padrão Climate Bonds Standard é a única no segmento com reconhecimento em mais de 30 países e ajuda investidores a buscarem títulos que contribuem com o controle das mudanças climáticas a partir da redução das emissões de carbono

 São Paulo– O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), firmou um acordo com a Climate Bonds Initiative (CBI) e passa a ser um certificador reconhecido no Brasil da Certificação de Green Bonds. A certificação é voltada a emissores de Green Bonds em projetos e ativos verdes, mostrando que as empresas seguem as melhores práticas de gestão voltadas à redução das emissões de carbono em alinhamento ao Acordo de Paris, que visa a manutenção do aumento da temperatura do planeta abaixo dos dois graus até 2050.

   “O alerta sobre as mudanças climáticas vem pautando decisões de governos por todo o mundo, visando o desenvolvimento sustentável dos países, e a certificação de Green Bonds é um grande passo para o avanço da economia de baixo carbono no Brasil”, afirma José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas. “Empresas que aderem a boas políticas ambientais geram impactos positivos em toda sua cadeia de negócios, melhorando assim sua reputação, um ativo importante num mundo pautado pela transparência”, conclui.

  A Certificação de Green Bonds foi desenvolvida para que governos e investidores priorizem investimentos, considerando o impacto ambiental de suas gestões e as consequências do aumento da temperatura do planeta identificadas pela comunidade científica. A certificação exige que o emissor tenha um projeto ligado às emissões de carbono seguindo as determinações do Acordo de Paris e que atenda aos requisitos que são estabelecidos nas diretrizes da CBI. Com o selo, as emissoras de green bonds mostram que de fato contribuem com a redução das mudanças climáticas e ganham valor de reputação institucional.

  Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,6 bilhões de euros, o Bureau Veritas está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities. Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br.

Climate Bonds Initiative

A Climate Bonds Initiative é uma organização internacional e sem fins lucrativos que realiza o trabalho de mobilizar capital para ser investido em soluções de contenção das mudanças climáticas e redução das emissões de carbono, a fim de reduzir o custo com projetos em mercados desenvolvidos e emergentes. Atualmente as certificações disponíveis são para as atividades de geração de energia (diversas modalidades), transporte, fornecimento e tratamento de água, construções eficientes, atividades florestais, agrícolas (em consulta pública) gestão de resíduos e tecnologia da informação.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here