Apresentação para infância integra o projeto Outras Mulheres, do Grupo itajaiense Porto Cênico, que conta ainda com estreia de peça inédita

  O espetáculo para infância “A sua voz: uma peça sobre Malala” abrirá a programação do projeto Porto Cênico: Outras Mulheres, que ocorre neste mês de setembro com apresentações inéditas, gratuitas e online. A peça, que aborda a questão do direito à educação e é inspirada na vida da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, será transmitida na segunda-feira, 7 de setembro, em duas sessões, às 11h e às 17h, pelo canal de YouTube do grupo teatral (youtube.com/portocenico). O projeto cultural tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, por meio da APM Terminals.

Foto Manuela D´eça Neves

  Conduzido pela atriz Raquel Stüpp e dirigido por Maria Amélia Gimmler, o espetáculo “A sua Voz: uma peça sobre Malala” foi adaptado para o meio digital durante a pandemia. O formato escolhido para a câmera foi o de “live”, o qual garante a interação das crianças e mantém a característica da montagem teatral original. Por isso, essa apresentação online não é o espetáculo filmado, mas sim um novo formato da obra, em uma versão audiovisual que passou por adaptação de atuação, direção e dramaturgia.

  Para a transmissão online, a atriz utiliza uma parte do cenário e adereços do espetáculo, porém a contação da história acontece de forma mais intimista. A peça trata sobre a questão do direito à educação para todos e se interessa por dar voz às nossas crianças. Após a apresentação, o público poderá interagir com a atriz através de um bate-papo online.

Espetáculo inédito integra programação

Além da peça teatral para infância, integra a programação do projeto o espetáculo adulto “Uma epifania, uma tentação e uma obscenidade”, que estreia no dia 12 de setembro, às 20h. O espetáculo terá cinco versões diferentes, explorando a interpretação de cada atriz convidada: Ângela Finardi (Joinville), Sabrina Moura (Blumenau), Zanza França (Blumenau) e Ana Marcolina (Itajaí). Carina Carboni, Paula Viena e Valéria de Oliveira integram o elenco do Porto Cênico.

A peça inédita parte de uma construção coletiva entre as atrizes. Nasce em ensaios dentro das próprias casas e se funde a uma ideia de improviso, criação autoral e autônoma, performance e formação. A dramaturgia é baseada em contos da autora Clarice Lispector e dos autores Caio Fernando Abreu e Ignácio Loyola Brandão, que falam de amor e solidão de formas poéticas e também inusitadas.

 As apresentações online do espetáculo ocorrerão ainda nos dias 17, 22, 24 e 26 de setembro, sempre às 20h, no canal do grupo teatral. Após cada sessão haverá uma roda de conversa com as atrizes envolvidas.

Porto Cênico: Outras Mulheres

  Com produção, execução e direção feita por mulheres, o projeto cultural Porto Cênico: Outras valoriza a força feminina no teatro catarinense. Ao todo, são 13 profissionais envolvidas, sendo oito atrizes. As temáticas das atividades perpassam o universo feminino e a construção coletiva como meio de fortalecimento das práticas teatrais feitas por mulheres atrizes do Estado de Santa Catarina. A programação da iniciativa conta com espetáculo inédito e peça para infância, todos transmitidos online e gratuitamente pelo canal de YouTube do Grupo Porto Cênico (youtube.com/portocenico).

    Confira mais informações sobre o projeto no site do Porto Cênico (http://portocenico.com.br/) ou pelas redes sociais Facebook.com/portocenico e Instagram @portocenico.

 A programação completa do projeto:

Segunda-feira – 07 de setembro

Abertura do Evento

Espetáculo: A sua voz: uma peça sobre Malala

Sessões: 11h e 17h

Sábado – 12 de setembro

Estreia do Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 01

Com: Carina Carboni, Paula Viena e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Quinta-feira – 17 de setembro

Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”.

Versão 02

Com: Zanza França (atriz convidada), Carina Carboni e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Terça-feira – 22 de setembro

Estreia do Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 03

Com: Ana Marcolina (atriz convidada), Paula Viena e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20

Quinta-feira – 24 de setembro

Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 04

Com: Sabrina Moura (atriz convidada), Paula Viena e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Sábado – 26 de setembro

Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 05

Com: Ângela Finardi (atriz convidada), Carina Carboni e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here