No ano passado a consultoria Bain & Company e a rede social profissional LinkedIn fizeram um estudo e constataram: no Brasil apenas 3% dos líderes empresariais são mulheres. O estudo avaliou a percepção de 914 profissionais, homens e mulheres, sobre como as empresas onde trabalham lidam com o tema “diversidade feminina”. O resultado: para 82% das mulheres e 66% dos homens, alcançar a igualdade de gênero, ou seja, criar um ambiente de trabalho inclusivo e que ofereça chances iguais de crescimento profissional deveria ser uma das cinco prioridades das empresas.

Na Conx Empreendimentos Imobiliários a igualdade de gênero é uma realidade. A empresa de engenharia que completa 30 anos em 2020 fez um estudo no qual mostra que 68% do quadro de funcionários é composto por mulheres. E vão além: elas ocupam 12 cargos de gestão de um total de 19. “São profissionais das mais diversas áreas como engenheiras, arquitetas, especificadoras, como também dos setores administrativos”, explica Yorki Estefan, fundador e presidente do Conselho da Conx.

Os números podem mudar nos próximos anos, afinal cerca de 60% dos estudantes que ocupam as universidades brasileiras são mulheres. Outro setor da economia que tem se destacado por ter uma forte participação feminina é o de Tecnologia da Informação (TI). Na DBServer, empresa de tecnologia com sedes no Rio Grande do Sul e em São Paulo, dos cerca de 600 profissionais espalhados nos dois estados, além de pontos estratégicos em Curitiba/PR e em instalações de clientes, 34% são mulheres, além de que, mais de 50% dos colaboradores que exercem posições de gestão e de liderança em diversas áreas da empresa são mulheres. “Nossa cultura sempre foi baseada no respeito à inclusão e à diversidade no ambiente de trabalho. Nosso trabalho é construir soluções para todas as pessoas, e para isso precisamos garantir que exista representatividade no processo criativo. A diversidade é necessária para a inovação”, conta Eduardo Peres, diretor executivo da sede da DB em Porto Alegre

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here