*Chris Craveiro

Atualmente muito se fala sobre o trabalho em esquema de “home office”.  Mesmo não sendo uma modalidade recente, muitas pessoas ainda não passaram por essa experiência e é comum que venham a cometer alguns enganos ou tenham dúvidas que podem dificultar a experiência de conseguir uma produção profissional positiva.

Apesar de parecer intuitivo montar o seu espaço de trabalho em casa, se ele não for bem organizado e com algum planejamento, pode vir a não funcionar como desejado.

Sabemos que nem todo mundo possui um espaço isolado ou “sobrando” para planejar o home office. Nesses casos, há a necessidade fundamental de optar pelo ambiente mais tranquilo da casa e “dividir” as atividades, como por exemplo, um cantinho do quarto ou um lado da sala de estar.  Seja lá onde escolher, é muito importante que não haja muito movimento na casa nesse local durante o dia, pois facilmente você poderá perder a sua concentração.

Tenha em mente que apesar de ser realizado à distância, o home office costuma e deve ser monitorado e mensurado de alguma maneira, afinal existe um compromisso seu com a empresa.

É importante deixar sempre claro que home office não é folga. Este modelo de trabalho  tem uma série de vantagens, mas é necessário atentar a algumas regras simples que farão com que de fato sua experiência seja eficaz, a começar pela eliminação da tentação de acordar e de pijama mesmo puxar o notebook para a cama e começar a trabalhar. Totalmente errado!  Fuja disso logo de início!  Trabalhar na cama pode até ser confortável e tentador, mas certamente não será produtivo. Usar mesa e cadeira para o trabalho são essenciais para quem quer realmente produzir.

Você precisa da mesma disciplina que teria se trabalhasse em um escritório, consultório ou qualquer empresa, o que requer sempre um local e um vestuário apropriados! 

Há outros itens também que precisam ser organizados para uma eficácia no resultado profissional e no seu bem estar. Vamos ver um pouco de dicas de home office na prática!

Além dos itens necessários (uma mesa ou bancada, cadeira e iluminação), nenhum canto de sua casa vai funcionar bem para seu trabalho se ele estiver bagunçado. Por isso, não há como não tomar a primeira iniciativa de jogar fora tudo o que não for útil ao espaço. Isso inclui aquelas canetas velhas sem carga ou com carga seca que ficam pelas gavetas, papeis amassados e sem utilidade, uma infinidade de cadernos de anotação, estojos de todos os materiais, coleções de borrachas, lápis no “toco” e por aí afora.  Organize suas gavetas ou as caixas de organização com os mesmos itens que você usaria em uma empresa. Mantenha o ambiente muito limpo e sempre organizado. Tenha um lugar apropriado para guardar tudo. Não é necessário incluir um móvel novo, mas pense em caixas organizadoras, pastas e separadores diversos que vão deixa-lo com a “mesa de trabalho” em ordem e com os documentos e itens acessíveis.  Só não deixe documentos e canetas espalhados pela casa. Seu home office é sua empresa em casa.

Mantenha de forma oculta aquelas coisas que poluem visualmente o ambiente e que podem te incomodar na hora de trabalhar, como vários cabos de computador, telefone, roteador, impressora, ventilador, luminária e por aí afora.  Não se esqueça de protege-los de descargas elétricas também. Opte por réguas de energia com fusível e conecte tudo na parte de trás de sua mesa.

Uma sugestão é montar seu espaço de trabalho próximo à uma janela, pois a luz natural favorecerá a sua visão. A dica é observar o foco de luz direcionado na mesa de trabalho ou bancada que você for utilizar e sempre de frente, para que você não fique com sombras na mesa. Se não for possível, apenas cuide para não trabalhar no escuro.

Crie uma rotina. Com o tempo você perceberá que o período de trabalho ao qual você se propõe em casa é fundamental para que você se auto instrua em quais momentos estará dedicado à sua atividade profissional e em quais poderá desfrutar de sua pausa ou até mesmo encerrar as atividades do dia.

Em média temos cinco grandes distrações ao trabalhar em casa: família e filhos querendo atenção, falta de equipamentos apropriados, vontade de fazer as tarefas da casa, tentação de ligar a TV como companhia, espaço bagunçado ou pequeno.

Imponha limites. Avise as pessoas que habitam em sua casa (e até mesmo os pets) de que a hora do seu trabalho em casa é a hora do “não disponível” e que terão que esperar você terminar o seu horário de trabalho. Mas faça isso com amorosidade, afinal essa situação é uma novidade também para as crianças e para os funcionários domésticos.

Faça períodos de descanso ou pequena pausa.  Ela é necessária, aliás, fundamental!  Mas tem que ser disciplinada também.  Quando você trabalha no escritório você desliga tudo ao chegar e foca na sua atividade profissional. Quando chega em casa relaxa e cuida de outros afazeres. O mesmo deve ocorrer agora. No seu horário previsto de home office você deve se desligar da casa. A “sensação” tem que ser a mesma.  Assim como na Empresa, em casa você deve estabelecer um horário bem definido para suas tarefas. Sem dúvida você pode aproveitar o lado bom do home office, onde desfrutará de maior flexibilidade, poderá ter uma alimentação planejada e saudável, sem contar que terá redução do estresse do trânsito diário.

O contrário dessa falta de disciplina também cria uma tendência a extrapolar 8 a 10 horas de trabalho, o que lhe trará consequências ruins para a saúde e qualidade de vida.

Esse modelo de trabalho tem muitas vantagens, quando bem aproveitado.  Quando existe um autoconhecimento e planejamento, trabalhar de forma remota leva sem sombra de dúvida ao aumento da produtividade.

Resumindo, tenha um plano de trabalho e com ele estabeleça horários.   Em casa sabemos que não há horário pré-estabelecido para começar a atividade, horário fixo de almoço ou horário de retorno.  Por isso você deve se planejar para não trabalhar nem demais e nem de menos.

Como já falamos, é fundamental que você tenha um local de trabalho definido, ainda que não seja sua intensão deixa-lo de forma permanente, mesmo sendo improvisado, na mesa da cozinha ou qualquer outro local, tem que ser sempre longe de distrações senão sua concentração não será possível.

Cuide da sua agenda mas não se esqueça de você. Fazer seus próprios horários pode deixa-la mais sobrecarregada sentindo que estando em casa precisa trabalhar mais. Faça o seu natural. Isso é fundamental para o seu equilíbrio e produtividade.

Montar o seu home office com conforto vai deixa-lo mais animado para trabalhar. Se você não tem ideia por onde começar, faça pequenas pesquisas no Pinterest, por exemplo, que possui muitas dicas de decoração, que vão das mais simples às mais elaboradas. São boas referências que você pode buscar. Porém, cuidado para não se encantar apenas com a beleza, pois lembre-se de que nem todo espaço de home office que aparece em revistas são projetados para uma carga de trabalho de 40 horas semanais ou mais, então considere o modelo de cadeira e a iluminação necessários, ok! 

Mantenha de forma oculta aquelas coisas que poluem visualmente o ambiente e que podem te incomodar na hora de trabalhar, como vários cabos de computador, telefone, roteador, impressora e por aí afora.  Não se esqueça de protege-los de descargas elétricas também. Opte por réguas de energia com fusível e conecte tudo na parte de trás de sua mesa.

Com certeza tomando esses pequenos cuidados você vai gostar tanto de criar seu home office que não vai querer desativá-lo depois! Afinal, em tempos de pandemia ou não, a organização do seu tempo e do seu espaço sempre lhe trarão benefícios e aumento significativo da sua qualidade de vida.

Espero que você tenha uma excelente jornada de trabalho em seu novo modelo!

*Chris Craveiro, consultora em Organização Corporativa e Gestão Residencial

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here