*Cynthia Akao

Neste processo de retomada a gestão da empresa deve ser bem analisada e adaptada as situações de cada organização, temos que pensar na estratégia, na redução de custos, na segurança dos colaboradores, no estoque, nos prazos de entrega e em outras possibilidades para melhoria de fluxo de caixa.

Quando falamos em segurança dos colaboradores, temos que avaliar o distanciamento entre eles, medição de temperatura, verificação do uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, entre outros protocolos de segurança adotados pela empresa, além das obrigatoriedades exigidas pelo MTE.

Pensando no distanciamento entre os funcionários, muitas empresas estão optando por manter as equipes no formato home office ou mesmo no formato híbrido de rodízio. Neste caso, é importante os gestores levarem em conta os funcionários que possuem filhos já que neste momento nem todas as escolas estão funcionando e os pais não têm com quem deixar seus filhos, e dar prioridade para esses funcionários se manterem em casa. Além disso, faça uma pesquisa com todos os seus colaboradores para ver o que acham, quem tem mais necessidade de voltar para o trabalho in loco.

Porém em caso de rodízio, é importante dar chance para todos de trabalharem em home office e in loco.

Para os funcionários que trabalham in loco, é importante seguir todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e do governo de cada estado e cidade, como a medição de temperatura e uso de máscara, para isso existem câmeras de temperatura e identificação do uso de máscara que não tem nenhum toque humano e com relatório de todos que entram na empresa.

Para cumprir as exigências do MTE é obrigatório para todos os funcionários a marcação da jornada, seja dos que estão em regime home office ou daqueles que estão in loco, pois regime home office é diferente de teletrabalho e exige marcação de ponto. Para isso, existem sistemas de controle de jornada e gestão dos funcionários onde eles fazem a sua marcação do ponto através de tablets, smartphones e notebooks c/ webcam e o gestor tem total controle através de uma área restrita e online.

Além disso, muitos gestores têm a necessidade e interesse em saber no que os colaboradores da sua equipe estão trabalhando, o tempo que ficaram em cada projeto para que com isso otimizem melhor os resultados, as suas equipes e até mesmo cobrem de seus clientes o tempo trabalhado no projeto, para isso existem sistemas de gerenciamento de projeto online onde o funcionário independente de onde esteja, seja em casa ou no escritório, ele faça a marcação. Podendo ou não ser integrado ao sistema de ponto, dando assim maior assertividade no controle e cálculo de rentabilidade.

Em relação a estratégia da empresa é imprescindível pensar em estoque, capacidade de produção, custos, prazo de entrega, rentabilidade de cada projeto e adequar o seu planejamento a realidade que estiver vivendo.

Por este motivo uma boa gestão neste processo de retomada deve ser integrada a todas as áreas, revista e analisada a todo momento, além de seguir todas as leis e regras propostas pelo MTE e governo da sua cidade e do seu estado.

*Cynthia Akao, CEO da Let´s Work

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here