Neste Natal, as celebrações serão realizadas com um número menor de pessoas para evitar aglomerações. Também por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas famílias estão deixando de viajar e optando por comemorar a data em suas casas. E já que a maioria das pessoas vai passar um Natal diferente, nada melhor que tornar esse dia ainda mais especial e investir em detalhes de decoração, como uma mesa posta personalizada, elegante e sofisticada.

  Como montar a mesa perfeita? Quais itens de decoração não podem faltar? Como combinar cores e texturas? Flores e velas podem fazer parte da decoração? Para responder a essas dúvidas, a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, separou algumas dicas para ajudar na decoração do Natal deste ano. Confira:

Paleta de cores

  A primeira coisa a se pensar na hora de criar uma mesa de Natal é na paleta de cores que você pretende usar. “Para uma mesa mais tradicional, por exemplo, trabalhe com as cores da data, como: vermelho, verde e dourado. Se a ideia é montar uma mesa de Natal mais descontraída, aposte na mistura de cores e estampas. Vale até brincar com cores diferentes, como o prata e o roxo, por exemplo. Em uma decoração mais clean, abuse do branco como base, junto a cores neutras, e com uma boa variação de texturas”, explica a arquiteta.

Guardanapos, jogos de mesa, toalhas

  Depois de decidida a cor, é hora de escolher os itens que vão ajudar a compor a mesa. As opções são infinitas e dão o tom da decoração. Para famílias que gostam de jantares e almoços mais tradicionais e clássicos, as toalhas podem ser uma boa opção. “Escolha uma toalha especial que ressalte a decoração e, além disso, você pode personalizar com passadeiras e guardanapos de pano, seguindo a paleta de cores. A tradicional toalha xadrez pode ser combinada com uma decoração mais sutil. Para fugir do óbvio, é possível utilizar uma passadeira, pois valoriza a mesa e ajuda a deixá-la à mostra. Se optar por uma toalha branca, o foco da mesa de Natal pode ser nas louças, sousplat e talheres que conversem com a decoração da casa”, conta.

  Os jogos de mesa e sousplat também podem ser usados sozinhos (sem toalhas), dando um ar ainda mais moderno e descontraído à mesa. Eles têm sido cada vez mais utilizados desta forma, dando um ar mais leve na decoração. Os guardanapos também podem ser personalizados conforme a temática da mesa ou as cores. Guardanapos bordados para a data, personalizados com nome dos convidados ou monogramas da família ajudam a deixar o ambiente ainda mais sofisticado. Já os prendedores e argolas de guardanapos deixam a mesa linda e aconchegante.

Prataria, talheres e taças

  Depois de escolher a paleta de cores e decidir qual será a linha de decoração com toalhas ou jogos de mesa, é hora de compor com pratos, talheres e taças. Caso você tenha escolhido esses objetos anteriormente, são eles que devem ditar a paleta de cores que será utilizada na decoração da mesa.

  A arquiteta da A.Yoshii explica que “uma louça branca com texturas que se integrem aos demais itens é uma boa pedida. E, para uma mesa mais exclusiva, a dica é investir em cores como marsala e azul Tiffany e em formatos diferentes, combinando com o restante da decoração da casa. No clima natalino, talheres dourados e taças com detalhes na mesma cor são diferenciais à mesa. Por outro lado, em uma decoração mais minimalista, os de prata e com detalhes transparentes mantêm a neutralidade da paleta de cores”.

  Aromas e arranjos naturais

  Essa é uma grande tendência para o Natal deste ano. Arranjos com flores naturais dentro da proposta de paleta de cores dão um toque especial e único. Já as velas ganham lugar de destaque neste Natal e compõem a decoração com elegância e bom gosto.

  De acordo com a arquiteta, “as velas são versáteis e, além de ajudarem na decoração, proporcionam aromas especiais para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. As mais grossas dão um tom mais nobre à decoração, já as mais finas podem ser combinadas com porta-velas. Para quem quer investir em uma decoração contemporânea, levar à mesa um castiçal é uma boa opção”.

  As flores naturais combinadas com frutas deixam a decoração ainda mais moderna. “Uma fruteira no centro de mesa, com uvas, sementes, frutas secas e alimentos típicos da época, traz vida e cor para o ambiente. Um arranjo central de mesa chama a atenção quando possui flores coloridas, como sementes de lótus, rosas, lírios e suculentas. As flores naturais trazem leveza e natureza para dentro de casa, além de fugir dos tradicionais arranjos de Natal”, ressalta Andressa.

   Pequenos vasos de flores também podem ser uma boa opção para quem deseja sair do óbvio na decoração e deixar o ambiente mais clean. A imaginação e a criatividade não têm limites. Você pode apostar em pequenos vasinhos de vidro com flores naturais e secas, ou até mesmo objetos que fazem parte da história da família. E claro, lembrar sempre que a mesa posta, além de linda, precisa também ser funcional e prática para o jantar.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here