Com o início do ano letivo de 2021, as escolas ainda se deparam com um cenário de aumento no número de casos da Covid-19 que preocupa e faz muitos pais se perguntarem como será o ensino neste início de ano. Uma parcela dos pais ainda não sabe se irá enviar os filhos para as aulas presenciais e alguns sequer realizaram a matrícula. Ainda não é possível afirmar com certeza quando as escolas conseguirão trabalhar com a totalidade dos alunos na modalidade presencial e nem quando 100% dos pais se sentirão seguros para enviar os filhos para as escolas. A saída, para as instituições de ensino, tem sido adotar estratégias que permitam iniciar o ano letivo oferecendo aos alunos as duas possibilidades de aprendizagem: presencial e on-line. Diretores e professores passaram os últimos meses se preparando e definindo uma programação que concilia aulas presenciais com aulas remotas, para que o aluno tenha acesso ao conteúdo, seja de que forma for. Algumas instituições já têm planos e novidades para o ensino híbrido enquanto perdurar a pandemia.

Divulgação

  Com 22 mil metros quadrados de área verde em Florianópolis, o Colégio Vila Olímpia já desenvolveu um plano de transição que contempla o presencial e o on-line, sem prejudicar o aprendizado dos alunos. “Preparamos um projeto de retomada da aula presencial que contempla um período de transição. Cientes de que a pandemia ainda não acabou, estamos focados em dois grandes pilares: o aprendizado de qualidade do aluno e a saúde e bem-estar de todos”, afirma Miriam Zanatta, diretora do Colégio Vila Olímpia.

  Segundo ela, o Vila Olímpia inicia os trabalhos no dia 8 de fevereiro, com atividades focadas exclusivamente na recuperação de conteúdos e apoio socioemocional para aqueles que apresentam lacunas em relação ao aprendizado de 2020. O ano letivo para todos os alunos começa efetivamente no dia 22 de fevereiro. “Vale ressaltar que nenhum aluno perderá conteúdo ou terá menos dias letivos ao iniciar no dia 22. As atividades oficiais só começarão a contar a partir dessa data. O que será realizado antes é uma revisão dos conteúdos vistos pelos alunos em 2020. Esse cuidado que decidimos ter é necessário para que todos iniciem 2021 sem lacunas, nem prejuízos, em relação a 2020”, destaca Miriam.

 A qualidade da interação entre o on-line e o presencial também requer atenção para garantir a aprendizagem de quem estiver em casa. Pensando nisso, o Colégio Positivo – Joinville vai disponibilizar a transmissão ao vivo de todas as aulas mantendo dentro da sala um profissional responsável por fazer a comunicação entre professor e aluno remoto. “O aluno em casa que tiver uma dúvida ou quiser participar da aula vai enviar uma mensagem e esta pessoa que estará atenta a isso vai acionar o professor”, detalha a diretora do Colégio Positivo – Joinville, Patrícia Corrêa.

Para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, etapas em que os alunos precisam de ainda mais atenção, além das aulas e transmissões, os professores também poderão promover momentos on-line individuais com as crianças. “Os professores vão transmitir conteúdos por meio das aulas e, quando julgarem necessário, vão se reunir individualmente com quem está em casa. Nosso desejo é que tenhamos – o quanto antes – um cenário de vacinação em massa que nos permita retomar as aulas presenciais com 100% dos nossos alunos na escola, mas, enquanto isso não acontece, não podemos cruzar os braços e nem permitir que nossos alunos fiquem sem o direito a uma aprendizagem de qualidade e efetiva”, finaliza Patrícia.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here