Os números ultrapassam a movimentação registrada em 2020, evidenciando a probabilidade de um maior índice de atracações.

 O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou um crescimento equivalente a 13% na movimentação de contêineres, em comparativo ao mês de abril de 2020. O relatório de estatísticas é disseminado mensalmente através da Superintendência do Porto de Itajaí.

  Em abril deste ano, foi registrada a movimentação de 118.908 TEU’s (unidade de medida correspondente a um container de 20 pés) e 1.384.294 toneladas, os números superaram a movimentação registrada no mesmo período do ano passado, totalizando 115.321 TEU’s e 1.230.174 toneladas.

   Os registros evidenciados no complexo confirmam 84 atracações, em divergência aos números constatados no mesmo período do ano anterior, referentes a 87 embarcações.

   A movimentação de cargas em toneladas na APMT Itajaí durante o mês de abril resultou em 508.323, agregando em 34 atracações e 43.677 em quantidade de TEU’s, os números representam um aumento significativo em comparação ao ano de 2020, onde foram notabilizadas 455.176 em movimentação de toneladas, 38 embarcações e 41.804 direcionados a quantidade de TEU’s.

  Em termos de totalidade do complexo, houve um crescimento em TEU’s e em toneladas dentre os meses de janeiro a abril de 2021, como destaca Heder Cassiano Moritz, Diretor de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí:

  “Um detalhe importante que eu destaco sempre, é a movimentação de contêineres cheios, pois essa movimentação é muito interessante, devido à carga movimentada. Este ano nós já movimentamos 406.794 TEU’s contra 313.040 no ano anterior, ou seja, obtivemos um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Isto significa dizer exatamente que a movimentação de cargas, cresceu bastante. Especificamente na APMT (empresa arrendatária do porto de Itajaí), tivemos neste mês de abril 34 escalas de navios full contêineres, nossa movimentação acumulada do ano está em 128 escalas contra 143 no ano passado, indicando uma queda de 1%. Na movimentação de contêineres referente ao mês de abril, nós registramos 43.677 contra 508.523 toneladas, provavelmente devemos anular e assim equilibrar esta queda nos próximos dois meses devido à movimentação, declara Heder”.

  O Terminal PORTONAVE (Porto de Navegantes), registrou no mês de abril a mobilidade de 44 escalas, ressaltando a movimentação concentrada do ano para 202 escalas, e, expondo um crescimento designado a 17% em relação ao mesmo período de 2020, que atingiu a marca de 173 navios atracados. A totalidade de cargas no terminal durante o mês de abril registrou a movimentação de 857.131. Foram registradas 44 escalas, progredindo a movimentação concentrada do ano para 202 escalas.  O acumulado do ano está em 356.89 TEU’S com 3.885.516 toneladas, resultando em 40% de crescimento em cargas e TEU’s em relação ao mesmo período do ano passado.

  No setor de importações, evidenciou-se um aumento de 45%, destacando-se nos itens de: plásticos e borrachas (103,1%), madeiras e derivados (77,6%), e mecânicos/eletrônicos (66,3%), retratando desta forma, a solidez nas atividades da região.

  Os números são representados através das condições às operações portuárias e logísticas na APM Terminals (empresa operadora e arrendatária do porto de Itajaí), isto reverte emprego e renda em Santa Catarina e em toda região Sul do país, como relata o superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga:

  “Nos últimos meses o porto de Itajaí vem demonstrando estabilidade no crescimento, isto indica um aumento consolidado e não vem sendo algo esporádico. O aumento de 4% em TEU’s movimentados demonstra consolidação desse crescimento que vem ocorrendo, sobretudo, nos últimos dois anos. Os números relacionados ao complexo demonstram que não somente o porto público vem crescendo, de forma rotineira e frequente. Foi observado ainda que a movimentação em tonelagem de cargas também teve um aumento significativo de 13%, e isso vem evidencia que o complexo portuário, assim como todo o complexo logístico e retroportuário, vem ao longo dos últimos anos crescendo no município de Itajaí, e com isso apresenta o resultado de um trabalho realizado com excelência por parte de todos os envolvidos na atividade portuária”, afirma Fábio.

  Os demais TUPs (Terminais de Uso Privado do complexo), registraram movimentações de navios e cargas no mês de abril, sendo: BRASKARNE totalizando 3 escalas com 6.465 toneladas, o terminal TEPORTI registrou 3 escalas com 12.375 toneladas, no terminal da Poly Terminais não foram constatados registros de escalas no mês de abril. O terminal Barra do Rio também não registrou movimentação relativa ao mês de abril, somando assim uma movimentação acumulada de escala referente a 1.150 toneladas.

  No seguimento das exportações o registro foi de 45% de aumento, destacando as mercadorias mais movimentadas em abril, que foram: maçã (202,9%), têxteis diversos (94,7%), e Carnes (88,3%). Em relação as balanças comerciais brasileira e catarinense, Itajaí apresentou participação de 3,8% e 57,9% respectivamente.

   “Com o passar dos últimos anos, o porto de Itajaí vem sendo mensalmente motivo de conquistas. Com base no sucesso das operações e demais movimentações, trata-se de um resultado do esforço de muitos setores, desde a Superintendência, do arrendatário APM Terminals, dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), o setor empresarial, os motoristas de caminhões que acessam as instalações do porto, ou seja, todos que se esforçam diariamente para manter o porto num crescente cada vez maior, cujo reflexo também é visível por todo o complexo. Nesse contexto eu quero enaltecer a garra, a ousadia e toda a determinação que se vem fazendo, com uma grande união de forças, para manter o porto em movimento, mesmo em meio a essa pandemia que já faz mais de um ano e que ainda estamos atravessando”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de abril de 2021 pode ser conferido no link abaixo:

http://www.portoitajai.com.br/novo/estatisticas/227/Estat%C3%ADstica%20de%20Abril%20de%202021

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here