Dentro da equipe Luna Rossa Prada Pirelli, composta por mais de 120 pessoas, funciona um departamento de importância fundamental: o da equipe de terra.

A equipe de terra é composta por 47 profissionais. Estes estão divididos em equipas que cuidam da construção, desenvolvimento, gestão e manutenção dos dois AC75 e de todos os seus componentes.

22/12/20 – Auckland (NZL) 36th America’s Cup presented by Prada PRADA Cup 2021 – Dock Side – Luna Rossa Prada Pirelli Base Marco Donati (Electronics – Luna Rossa Prada Pirelli Team)

O maior grupo é o da mecatrônica, por sua vez dividido em dois setores: hidráulico e eletrônico. Eles são responsáveis ​​pela construção, gestão e controle de todos os sistemas eletrônicos e hidráulicos de bordo. Sob o convés do AC75, há uma densa rede de circuitos elétricos, tubos e válvulas que precisam de cuidadosa manutenção. O bom funcionamento desses sistemas permite o controle e gerenciamento do barco.

   Outro departamento da equipe de costa é responsável pelo mastro e todo o cordame a ele anexado, ou seja, coberturas, adriças e cabos. Eles também cuidam da pisada, ou seja, todas as operações relacionadas ao mastro do barco toda vez que ele sai para o mar. Na volta, ela cuida do desânimo, antes de ser colocada de volta no galpão. No final de cada regata ou treino no mar, o mastro e todo o equipamento são verificados escrupulosamente.

No interior dos galpões, onde ficam os barcos, existe uma área dedicada às velas – o loft das velas – onde trabalha um grupo de 4 velejadores, assistidos pelos marinheiros. A equipe de velejadores se encarrega do acabamento das velas e da realização das modificações que os projetistas e velejadores requeiram. No final dos passeios no mar, eles verificam todas as costuras e componentes da vela mestra e as velas de proa utilizadas.

Os cascos e braços metálicos da Luna Rossa Prada Pirelli foram construídos pelo estaleiro Persico Marine, enquanto todos os componentes e apêndices são feitos “internamente” por construtores de barcos experientes. A maioria deles tem experiência na Copa América e nos mais importantes circuitos internacionais de vela. Os construtores de barcos trabalham em estreita colaboração com os projetistas e cuidam da construção dos lemes, da lança, do convés ou da tampa do casco e de vários outros elementos. Quando o barco retorna ao galpão, são feitas verificações cuidadosas, com o auxílio de instrumentos muito sofisticados, capazes de “fotografar” o interior das estruturas e verificar se há flechas e deformações. Como bases de Cagliari e Auckland estão equipadas com equipamentos e maquinários do mais alto nível,

10/02/21 – Auckland (NZL) 36th America’s Cup presented by Prada PRADA Cup 2021 – Dock Side – Luna Rossa Prada Pirelli Base Gaetano Fallacara (Electronics – Luna Rossa Prada Pirelli Team)

   O grupo de hardware gerencia a manutenção de todos os equipamentos do convés, incluindo guinchos, blocos e pedestais.

Os “pintores” – pintores – são atribuídos ao acabamento do casco e apêndices. Todas as noites, eles realizam verificações meticulosas para garantir que as superfícies do casco, braço de alumínio e leme mantenham certos graus de rugosidade e, quando necessário, estejam prontas para pintar ou lixar.

Os marinheiros da nova geração também trabalharam na equipe de costa, cada um em um departamento específico. Esta integração foi uma novidade, mas permitiu uma melhor gestão da embarcação, sensibilizando os marinheiros para o funcionamento da complexa embarcação em que navegam e, portanto, capazes de intervir nos sistemas em caso de emergência mesmo durante a navegação.

Os dias da equipe de costa são muito longos. Começam a trabalhar às 7h30 em condições normais, mas se houver treino de madrugada no programa já estão operacionais às 4h30.

03/02/21 – Auckland (NZL) 36th America’s Cup presented by Prada PRADA Cup 2021 – Dock Side – Luna Rossa Prada Pirelli Base

   Coordenar todas essas pessoas com tarefas tão diferentes não é fácil, então todas as manhãs começamos com uma reunião para planejar a lista de tarefas, para que não haja sobreposições entre os vários departamentos e todos possam trabalhar em sincronia sem sobreposição.

Quando o barco sai para o mar, o programa passa por mudanças. O trabalho é organizado para estar pronto para a saída. No casco, as velas são amarradas e carregadas nos botes de apoio, enquanto o departamento de mecatrônica verifica todos os sistemas, em seguida, prossegue com o roll out, no qual o barco é liberado do galpão e, em seguida, pisado (mastro) e atracado (o barco na água). Antes de partir, uma “verificação do sistema” final é realizada com os velejadores. Normalmente, pelo menos um membro de cada grupo frequenta os treinos e regatas dos barcos de apoio, para dar assistência e estar pronto para a intervenção. Ao retornar, o barco é colocado de volta no galpão e prossegue com todas as verificações, alterações e reparos que podem durar até a noite toda.

Em comparação com as edições anteriores, a composição da equipe de costa mudou. O AC75 requer um gerenciamento muito cuidadoso e meticuloso dos sistemas eletrônicos e hidráulicos. São componentes delicados que em contato com a água podem sofrer sérios danos e comprometer a gestão e o desempenho do barco, por isso o departamento de mecatrônica é o maior.

A equipa de terra, com todos os seus departamentos, é um exemplo válido de trabalho de equipa eficiente, onde as competências e o profissionalismo se contrapõem na troca diária.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here