Cinco segmentos do franchising para investir no Sul

Setor de franquias cresceu 11% em faturamento no ano de 2019; dados também mostram alta dos setores na região

A região Sul faturou mais de R$ 30 bi no setor de franquias em 2019. Os dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) apontaram um crescimento de 11% em relação a 2018. Segundo a Pesquisa da IPC Maps, a concentração de empresas em território sulista é de 17,8%, que representa mais de quatro milhões de estabelecimentos. A localidade perde apenas para o Sudeste que possui 50,86% das companhias.

Os dados mostram que o Sul está em terceiro lugar no ranking de liderança de consumo, com cerca de 17,82%, perdendo para o Sudeste – 48,89% – e Nordeste, 18,82%.

Dentro desse cenário, vários segmentos do franchising estão dispostos a expandir suas marcas para o Sul, tanto nas capitais como no interior. Segundo a ABF mais de 17 mil unidades foram inauguradas na região no ano passado.

Em âmbito nacional, o setor de franquias cresceu 8,1% em faturamento no último trimestre de 2019 em relação ao ano passado. Além disso, a abertura de redes voltou a crescer e a projeção de criação de empregos está em torno de 4,6%, diante uma taxa de desemprego de 11,2% no período, de acordo com o último levantamento do IBGE.

Veja abaixo cinco setores em destaque no Sul e algumas marcas como opções de investimento:

Alimentação (O primeiro na lista dos segmentos com 25,9% de participação e mais de quatro mil unidades em operação)

Calzoon Sucos e Calzones

Criada em 1999, em Joinville, Santa Catarina, a Calzoon Sucos e Calzones, é uma rede de franquias que tem o objetivo de popularizar o calzone por todo o Brasil.

Além de ser prático para o consumo, o calzone também oferece vantagens para quem vai operar a franquia. O produto chega na loja pronto e congelado, e o franqueado deve focar apenas em assar o calzone no forno e no atendimento ao cliente.

Essa facilidade de operação tem atraído diversos investidores que desejam entrar para o segmento mais forte do franchising, mas evitam franquias que exigem alta manipulação e preparo dos alimentos. O investimento inicial em uma franquia da Calzoon Sucos e Calzones é a partir de R$ 150 mil com previsão média de retorno em 24 meses e faturamento médio de R$ 60mil.

Melting Burgers

A Melting Burgers é uma rede de hamburguerias que nasceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A marca também tem unidades em Olímpia e em São Paulo. A franquia opera pelo sistema de co-franchising, no qual o investidor compra cotas do negócio. A operação é comandada pela própria franqueadora, em parceria com a Cobiz, especializada em expansão de redes. No último ano, a marca vendeu mais de 240 mil sanduíches e atendeu mais de 150 mil clientes. A aposta é para Sanduíches divertidos como o LeBron James, que leva catupiry, bacon crocante e crispy de mandioquinha. Para investir no negócio, cada cota custa a partir de R$ 50 mil, com prazo de retorno a partir de 15 meses e lucratividade de 15% a 20% por unidade.

Loja Conceito Depyl-Action/BH/-Foto:George-Varela/

Flamy

Fundada em 2001, por mãe e filha, Flávia Aparecida e Mirian Cristina, na cidade de Hortolândia, a Flamy é uma confeitaria conhecida por seus bolos artesanais. A rede que também oferece salgados, tortas e taças de sorvetes e açaí, conta com 14 unidades entre Campinas e São Paulo, e faturou no último ano, mais de R$ 5,5 milhões. Para se tornar um franqueado é necessário investir cerca de R$ 180 mil, com prazo de retorno de até 26 meses.

Saúde, Beleza e Bem-Estar (Com 19% de participação e mais de três mil unidades abertas)

Depyl Action

Especializada em depilação e cuidados com o pelo, a Depyl Action tem mais de 110 unidades em operação no Brasil e na Venezuela. A franquia, que nasceu em 1996, oferece depilação com cera morna e à laser, luz pulsada, design de sobrancelhas, alongamento de cílios, aparo de pelos e coloração de cílios, da região íntima e de barba.

Com 23 anos de mercado, a marca é comandada pela empresária Danyelle Van Straten, diretora da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em Minas Gerais. Por mês, a Depyl Action atende quase 150 mil homens e mulheres. Interessados em aderir ao negócio investem a partir de R$340 mil, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil e prazo de retorno estimado entre 24 e 48 meses. A lucratividade varia entre 10 e 15%.

GOU Odonto

Fundada em 2010, a GOU Odonto é uma rede de franquias odontológicas, que possui atualmente mais de 120 clínicas em funcionamento no país. Os serviços oferecidos vão desde tratamentos ortodônticos até estéticos, inclusive clareamentos com resultados em até três sessões. O negócio aposta na conversão de bandeira para expandir para outras regiões do Brasil. O investimento inicial é de R$ 10 mil, considerando que o dentista já tenha o espaço montado. O prazo de retorno vai de três e a seis meses e a lucratividade é de 50%.

Emagrecentro

Rede de clínicas especializadas em emagrecimento e estética no Brasil e no EUA, a Emagrecentro é uma franquia com mais de 170 unidades em operação. A marca oferece tratamentos a preço populares para emagrecimento rápido, queima de gordura localizada, celulite e flacidez. Além de serviços como luz pulsada, secagem de microvasinhos e limpeza de pele. Fundada em 1987 e com atuação no franchising desde 1994, a Emagrecentro é comandada pelo médico Edson Ramuth.

Para aderir a uma franquia da rede é necessário desembolsar a partir de R$ 80 mil, com retorno estimado de 6 a 12 meses, faturamento médio de R$ 50 mil e lucratividade de até 50%.

Serviços Educacionais (Alta de 12,3% e duas mil unidades em operação)

Vox2you

Fundada por Luis Camara, na cidade de Cravinhos, a Vox2you entrou para o mercado de franchising em 2017, e hoje é a maior franquia de escolas de oratória do Brasil, com mais de 40 unidades. Além de técnicas para ajudar na comunicação, a rede desenvolveu curso com princípios, condutas e disciplinas, para quem quer alcançar o sucesso, com base na trajetória do cantor e parceiro Zezé Di Camargo.

Para investir na franquia, é necessário um investimento em média de R$ 160 mil, com prazo de retorno de 15 meses.

Sigbol

A Sigbol é uma franquia que oferece cursos especializados em moda. A rede concentra mais de 20 unidades no estado de São Paulo e em Goiânia, Goiás. A franquia foi a primeira a oferecer esse tipo de curso no país, com início em 1984. A estreia no franchising ocorreu em 2011. Nos 50 anos de atuação, a Sigbol já formou mais de 130 mil alunos. Os cursos variam de aprendizados básicos em corte e costura a cursos de criação e design, como moda pet, moda praia, e desenho técnico.

A franquia oferece três modelos: Basic, Smart e Full, com investimento inicial de R$ 42 mil, R$ 92 mil e R$ 132 mil, respectivamente. O faturamento médio para os três modelos é de R$35 mil com lucratividade de 30%, e prazo de retorno entre oito e doze meses.

Moda (10,1% de participação na região)

Mil e Uma Sapatilhas

Criada em 2015, a Mil e Uma Sapatilhas nasceu como objetivo de atender a classe emergente com produtos de preço único. Com foco no público feminino, a rede também possui produtos para as crianças com calçados que partem de numeração 23. Cada par de calçado está à venda por R$ 60. O investimento inicial da rede é de R$ 92.490 e o tempo de retorno estimado é de 12 meses.

Serviços e Outros Negócios (Crescimento de 9% e duas mil unidades)

Ótris Soluções Financeiras

Fundada em 2010 na cidade de Campinas, pelo administrador Caio Katayama, a Ótris Soluções Financeiras é uma rede especializada em recuperação de créditos para PME. Desde sua fundação, o grupo Ótris já recuperou aproximadamente R$ 5 milhões para empresas de todo país. A franquia entrou para o franchising em 2017 e possui três modelos de negócios: a home based, com investimento inicial de R$ 10 mil, a microfranquia, a partir de R$ 90 mil e modelos mais robustos, como a padrão, que exige investimento de R$ 120 mil. O prazo médio de retorno é entre 4 a 24 meses e a taxa de lucratividade varia de 28 a 35%.

Vazoli

A Vazoli é uma franquia de crédito, especializada em empréstimos consignados e seguros em geral, que nasceu em setembro de 2008, na cidade de Severínia, interior de São Paulo. A rede entrou para o mercado de franquias em 2011 e recebeu, por cinco anos consecutivos, o selo de excelência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com mais de 100 cidades espalhadas por 20 estados brasileiros, a Vazoli prevê investimento inicial a partir de R$ 60 mil, faturamento bruto mensal entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, lucratividade de 8% e prazo de retorno estimado em 8 a 15 meses.

Ceofood

Lançada em março de 2018, o Ceofood é um aplicativo de gastronômico e que também faz entregas para estabelecimentos em modo geral que opera no modelo de franquia, com foco em regiões periféricas e cidades do interior. O franqueado é responsável por prospectar novos restaurantes e estabelecimentos que pagam um valor fixo, de R$99 a R$149, para serem inclusos no aplicativo, diferentemente de marcas concorrentes que cobram um percentual em cima dos pedidos. O lucro é obtido dos valores mensalmente pagos pelos restaurantes. Com o modelo ‘home based’ a franquia é ideal para aqueles que buscam uma maior versatilidade de horários e qualidade de vida.

O investimento inicial é de R$ 5.990,00 com prazo de retorno de seis a 12 meses e lucratividade de 50%.

Ceopag

A Ceopag é uma franquia de meios eletrônicos de pagamento que oferece, além da maquininha de cartão, conta digital, cartão de crédito e até aplicativo com inteligência artificial que permite cobrança com reconhecimento facial. A marca, fundada em 2019, tem 349 unidades no Brasil, em sistema de microfranquia. Cada franqueado é responsável por uma área de atuação e tem como foco buscar estabelecimentos interessados nas soluções oferecidas pela rede para pagamento eletrônico. A Ceopag é opção para empreendedores com faturamento entre R$1 mil e R$ 100 mil, inclusive negativados. A Ceopag prevê investimento inicial a partir de R$ 6.990,00, com faturamento médio de R$ 5 mil e prazo médio de retorno de 6 a 12 meses.

Nutrimais

Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios do Brasil. Fundada em 2012, a empresa entrou para o franchising em 2017, e em menos de quatro anos conta com mais de 300 franqueados por todo o país. A rede comercializa suplementos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes. Com modelos de microfranquia home based a rede promete trazer aquilo que há de mais sofisticado em suplementação animal para os interiores brasileiros. Em 2019, a Nutrimais foi indicada como uma das 50 maiores franquias do Brasil.

Clube de Permuta

O Clube de Permuta é uma plataforma de relacionamento empresarial de compra e venda de produtos e serviços por permuta multilateral. A empresa começou no estado brasileiro de Minas Gerais, no ano de 2012 e entrou para o mercado de franchising em 2015. Com mais de 20 unidades em atividade, já movimentou mais de R$170 milhões em negociações. Para se tornar um franqueado, é preciso investir a partir de R$95 mil (com taxa de franquia inclusa) e o tempo de retorno é de, em média, 18 meses.

Super Estágios

Criada em 2009, a Super Estágios é a primeira rede de franquias de estágios homologada pela ABF no país. A rede trabalha com um sistema online de cadastro e além de ajudar o estudante a ingressar no mercado de trabalho, realiza o acompanhamento do mesmo na empresa, garantindo que o período seja, para ambos os lados, uma experiência positiva. Desde a sua criação, a rede já conseguiu colocar mais de um milhão de pessoas no mercado de trabalho. O investimento inicial para uma franquia da Super Estágios é de R$ 120 mil, com uma previsão média de retorno em 18 meses e um faturamento médio de R$ 100 mil.

SuperSeg Brasil

A SuperSeg Brasil, franquia especializada em segurança eletrônica, que nasceu em Campinas, interior de São Paulo, no ano de 2016. A rede entrou para o Franchising no ano seguinte. Em 2019, teve um faturamento bruto de R$ 19 milhões. A marca conta com 27 unidades, espalhadas por quatro estados brasileiros, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rondônia. Para ser um franqueado da SuperSeg é preciso desembolsar um valor inicial de R$ 70 a 80 mil, o faturamento médio mensal gira em torno de R$ 45 mil e um prazo de retorno que gira entre 14 e 18 meses.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here