Efeito Coronavírus: Veja como essa empresa está cuidando dos seus funcionários durante a quarentena
Efeito Coronavírus: Veja como essa empresa está cuidando dos seus funcionários durante a quarentena

Para humanizar o momento de distanciamento social, Hurb promove ações online com intuito de aproximar colaboradores

Rio de Janeiro – Como manter a conexão empresa X colaboradores em tempos de quarentena? Com a chegada do coronavírus ao Brasil e a escalada de casos confirmados no país, muitas empresas têm adotado o regime de home office, seguindo a recomendação da OMS (organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde. Com o convívio social limitado e o fechamento de bares, cinemas e outras opções de lazer, a necessidade são ações que facilitem não só o dia a dia de trabalho, mas a importância da relação do indivíduo com o convívio social. Nesse sentido, algumas empresas têm ido além de oferecer a oportunidade aos funcionários de trabalharem remotos. É o caso do  Hurb, agência online de viagens líder nacional.

A empresa adotou logo de início essa modalidade de trabalho para diminuir a exposição dos seus 600 funcionários no dia a dia. Gestores e líderes estabelecem em conjunto a rotina da equipe com reuniões pela manhã para alinhamento de tarefas, criação de chats online, chamadas de vídeos entre os setores, além de outras atribuições para tornar a rotina de trabalhar em casa mais assertiva. Mas a empresa não se limitou apenas em facilitar a vida dos seus colaboradores nesse quesito. O Hurb criou uma série de ações para manter, mesmo que virtualmente, o espírito agradável e de troca entre os profissionais. A proposta é contribuir para produtividade e tornar o ambiente em casa mais similar ao ambiente do escritório.

Segundo Ana Clara Duarte, Head de Pessoas e Cultura da agência de viagens, as empresas precisam encontrar meios para lidar com o furacão de emoções que os colaboradores estão sentindo diante da propagação do covid-19.

“Pensamos em ações para manter a sinergia, os valores e a cultura da empresa com os funcionários, mesmo de longe.  Queremos humanizar também esse momento de distanciamento social e continuar atingindo o coração das pessoas com a nossa essência de olho no olho, dessa cultura e dessa vibe que existe dentro do escritório. Como transcender a empresa e estar na casa das pessoas? A ideia foi pensar em ações que aproxime a todos nesse momento”, explica a gestora, que conta ainda que todos estão se dividindo dentro da empresa para dar suporte uns aos outros: “O time de Recursos Humanos se dividiu para estar presente e disponível para as dúvidas que os funcionários possam ter e oferecer todo o suporte, mesmo que remoto, para eles.”, conta Ana Clara.

Veja abaixo algumas das ações que o Hurb adotou para os seus colaboradores e que tem feito a diferença no momento de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19:

Happy Hour online às sextas-feiras – A empresa sempre promoveu, às sextas, um encontro casual entre os funcionários, a partir das 18h, na sua sede na Barra da Tijuca, com cerveja, muita música e bate-papo. Com a crise do coronavírus, os encontros agora são online, por meio de uma plataforma na qual quase toda a empresa participa religiosamente. É não é só diversão que tem no happy hour. Uma conversa com a psicóloga da empresa, Bruna Zonis, falando sobre como controlar a ansiedade em tempo de isolamento abriu os trabalhos na primeira semana de home office dos funcionários.

Jogos online no final do expediente- O pós trabalho não precisa ser um momento tedioso e solitário. Muitos jogos proporcionam diversão, entretenimento e a possibilidade de interagir com pessoas de qualquer lugar, sem nenhum risco de contágio.

Momento Zen – Cuidar da saúde do corpo durante a quarentena do coronavírus é essencial, mas cuidar de nossa saúde emocional e mental é tão importante quanto. Esse período é um excelente momento para recorrermos à meditação e alongamentos. No Hurb foi criado o Momento Zen. Durante 15 minutos os colaboradores podem desestressar com aulas de  meditação e alongamentos, às terças e quintas, com a Tia Beth.



OYO – Pensando no cuidado e proteção dos seus funcionários, a empresa fechou uma parceria com a OYO, um aplicativo que disponibiliza  atendimento médico 24 horas por dia, totalmente gratuito para todos. E também é possível incluir até três pessoas como dependente (e não necessariamente que sejam da mesma família).

Força tarefa de peso:

A agência de viagens decidiu convocar toda a equipe de colaboradores para ajudar os times de atendimento e operações. Esses setores têm trabalhado incansavelmente todos os dias, durante 24h, para que os viajantes tenham a melhor experiência possível. Mas, ainda assim, devido à grande procura, esses canais acabam apresentando um tempo de espera maior. Pensando nisso, a ideia foi trazer reforço e solidariedade. Sejam eles do setor jurídico, marketing, contabilidade, comercial… Todos os funcionários que estiverem dispostos a ajudar nesse momento são muito bem-vindos. Lembrando que os voluntários receberam total apoio e treinamento necessário para que estivessem aptos a entrar em contato com cada viajante e resolver os problemas de forma competente. Até o CEO do Hurb, João Ricardo Mendes, participou na linha de frente, atendendo diversos casos, e faz coro ao lema da empresa nesse momento: “Tudo vai se resolver, porque estamos com vocês!”

O Hurb oferece diariamente mais de 400 mil opções de hotéis e pousadas espalhados por todo o mundo, sendo mais de 9 mil apenas no Brasil. Além disso, registra mais de 6 mil reservas ao dia, em 6.500 destinos mundo afora.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here