*Bárbara Berwanger
Dia 10 de setembro é o dia alusivo á prevenção do Suicídio, setembro o mês, mas todos os dias são dias de prevenção e promoção de saúde mental.
Assunto que muitos se recusam a falar, pois é um tabu na sociedade.
Hoje, em torno de 30(trinta)pessoas tiram suas vidas, todos os dias no Brasil. No mundo a cada 30 a 40 segundos uma pessoa comete suicídio.
Como não falar sobre isto?

Existem vários fatores que envolvem estes números, sendo eles desde socioculturais, genéticos, psicodinâmicos a filosofico-existencias-ambientais.
Na pandemia, estes números subiram 32%.
Como não falar destes dados alarmantes???
O que leva uma pessoa a tirar a própria vida?
Situações de angústia, depressão, ansiedade, falta de esperança, e muitas outras coisas.
Precisamos e muito falar sobre suicídio e como evitar.
Você sabe como auxiliar uma pessoa que diz que quer tirar a sua vida? Sumir? Acabar com tudo? Ou acha que tudo isto é besteira de quem não tem o que fazer?
Vamos lá.
Se você tem um amigo, familiar, colega de trabalho , crianças ou adolescentes que se mostram de forma diferente, mais tristes quietos, querem se livrar de alguma situação que não veem saída , estão se sentindo perseguidas , deprimidas , com doenças incuráveis, é hora de cuidar.
Hora de conversar e ficar próximo, acompanhar ao médico, psiquiatra ao psicólogo.
Hora de não deixar só, de oferecer colo, entendimento e afeto.
Se conseguirmos ouvir o pedido de ajuda que está implícito em algumas frases e atitudes, conseguiremos preservar muito mais vidas.
Precisamos tratar com seriedade e conforto cada indivíduo. Seguir as recomendações dos profissionais e acompanhar esta pessoa no seu processo.
Neste momento de pandemia, muito mais precisamos observar, ouvir, entender e apoiar quem sofre, está angustiado ou ansioso.
Que Setembro Amarelo, seja brinde á vida , ao cuidado e a esperança.
Bárbara Berwanger
Psicóloga
CRP 12/19002
Fone 47 991326384