Festival Esquina do Mundo, em Arraial d’Ajuda. O  festival conta com o patrocínio do Sebrae e serão mais de 30 pratos concorrentes.

As ações fazem parte do programa Porto mais Seguro, uma série de medidas e protocolos de segurança para o setor turístico na prevenção da Covid 19.Os preparativos para o Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda estão a todo vapor. Entre os dias 20 e 29 de novembro, a localidade de praias paradisíacas e natureza exuberante promoverá a segunda edição do evento a partir do tema “Portugal, Histórias e Sabores”, uma conversa direta entre a história do Brasil e da região enquanto porta de entrada dos portugueses.

  As categorias incluem lanches e petiscos, entrada, prato principal e sobremesa. Arraial d’Ajuda recebe milhões de turistas todos os anos. Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, conta com um programa detalhado de reabertura, além de diretrizes para o funcionamento seguro de todas as atividades socioeconômicas, incluindo o setor de Turismo. Trata-se do programa “Porto mais Seguro”, uma série de protocolos sanitários e de segurança a serem adotados de acordo com cada segmento turístico, incluindo Gastronomia, Transporte, Hospedagem e outros.

  O programa conta com um Selo de mesmo nome, obtido apenas se o estabelecimento comprovar que se adequou às medidas necessárias, incluindo um termo de responsabilidade e subsequente fiscalização. Durante o Festival, por exemplo, os estabelecimentos poderão funcionar com até 70% da capacidade, com distanciamento adequado entre as mesas, devendo higienizá-las entre cada uso. Superfícies de contato como balcões e maçanetas também serão limpos periodicamente, além da disponibilização no local de álcool gel 70% para clientes e funcionários. Estes últimos também devem obedecer a uma série de protocolos durante o atendimento e manipulação de alimentos e bebidas, incluindo o uso de EPI’s, dentre eles a máscara facial – também obrigatória para consumidores. 

    Para o transporte turístico há medidas de segurança em relação a capacidade (varia de acordo com o meio), distanciamento social, higienização das mãos e superfícies e até pagamento (em todos os serviços econômicos recomenda-se o uso de cartão de crédito/débito em vez de dinheiro vivo, para evitar a transmissão). Para saber com detalhes os protocolos de cada segmento e estabelecimentos que já obtiveram o selo, acesse o site do programa disponível em https://portoseguro.ba.gov.br/portomaisseguro/

    Para mais informações e para ter acesso à programação online do Festival, acesse o instagram do evento, onde em breve estarão os pratos participantes e outras informações técnicas sobre eles, além de conteúdos exclusivos para IGTV com os quadros: Ora pois!!, Cozinha Show e Cozinha Kids, todos com ingredientes protagonistas da culinária portuguesa. O evento é de autoria do projeto Gastronomia d’Ajuda através da Abrasel e correalização do SEBRAE, Prefeitura Municipal de Porto Seguro e SENAC, além de contar com a parceria dos empresários participantes. Festival Esquina do Mundo – Edição Histórias e Sabores de Portugal.Local: Arraial d’Ajuda – BAData: de 20 a 29 de novembro de 2020

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here