A Bússola Social, startup catarinense focada na gestão e investimentos de recursos para projetos sociais, acaba de dar um passo importante no processo de internacionalização da sua tecnologia. A empresa apresentou, neste mês, sua plataforma para os países de língua espanhola da Família Salesiana das Américas, que abrange todo continente americano.

Fotos: Divulgação/Bússola Social

 A reunião via Google Meet foi uma iniciativa da Rede Salesiana do Brasil, que foi a primeira organização a implantar o sistema Bússola, ainda em 2017, antes mesmo da startup chegar ao mercado. A apresentação foi comandada por Mauro Martignone, que é responsável pela internacionalização da Bússola Social, e pelo sócio-diretor Áureo Guinco Júnior. A previsão é que as versões em inglês e espanhol da plataforma estejam disponíveis em menos de um ano.

Barreiras X Expectativas

  No encontro, estiveram presentes representantes da Família Salesiana da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai, além de Alemanha e Suíça.

  Anteriormente ao evento, foi entregue aos participantes um questionário para diagnóstico de barreiras e expectativas em relação à gestão dos projetos sociais. O objetivo, além de mostrar os recursos fornecidos pela Bússola, era de compreender as necessidades dessas instituições de acordo com as suas próprias experiências.

  Entre as questões levantadas, figuraram situações como comunicação interna e externa ineficaz, ausência de tratamento de dados atualizados (sistema rudimentar de compartilhamento de informações online e publicação de relatórios), a necessidade de unificar o sistema de gestão para facilitar a inspeção dos projetos e a falta de informações reais sobre a situação socioeconômica, familiar, educacional e de direitos da população-alvo.

  Notou-se a partir disso que muitas das “dores” apontadas são comuns a muitas comunidades e várias delas já contam com soluções dentro do sistema Bússola. Ainda assim, como articulado na reunião, como demais necessidades serão estudadas e possivelmente implementadas durante o processo de internacionalização, visto que a versão atual da tecnologia é o resultado direto da parceria colaborativa com a Rede Salesiana do Brasil.

Fotos: Divulgação/Bússola Social

Bússola e Rede Salesiana do Brasil

A Rede Salesiana do Brasil foi a primeira instituição a apostar no sistema Bússola e hoje já soma quase 500 mil atendimentos registrados pela plataforma, além de quase 50 mil atendimentos individuais, com 114 organizações cadastradas e 499 projetos em execução.

  Durante o encontro, a Irmã Silvia Aparecida da Silva, que é Diretora Executiva da Rede, falou sobre o início do processo de implementação:

  “Nós fomos os primeiros a utilizar o sistema Bússola, que integrava o nosso SIGAR (Sistema de Gestão e Animação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social), ao passo que também ajudamos no desenvolvimento dos módulos como são hoje. Porque, no momento em que [o sistema] foi utilizado na prática, passamos a compartilhar [a realidade do trabalho de ação social] com a empresa, para que a plataforma fosse se aperfeiçoando de acordo. Hoje, posso dizer com toda tranquilidade e segurança que o sistema nos fornece dados de monitoramento e entrega em tempo real, com números e gráficos que nos ajudam a compor relatórios e, ao mesmo tempo, tomar decisões rápidas”.

  Para ela, uma das grandes qualidades do Bússola é o suporte contínuo a todas as ações do dia a dia, garantindo a possibilidade de conexão com cada uma das unidades da Rede Salesiana a partir da sua sede, em Brasília.

  “Os relatórios contêm inúmeras informações, desde o projeto escrito, com todas as possibilidades de encaminhamento direto para captação de recursos, até o monitoramento das ações que ele faz: a gente sabe imediatamente quantas mulheres e homens [estamos atendendo], a idade, em que lugar as pessoas moram e até a rota de como chegar na casa dela, facilitando também a busca por atendimento”.

  Segundo a Diretora Executiva, atualmente ela não executa nenhum trabalho burocrático para colher as informações e poder disponibilizá-las facilmente para todas as unidades e equipes envolvidas. “Isso dá visibilidade e credibilidade ao que nós fazemos”, completou.

 – A Bússola Social é uma startup de gestão de projetos sociais voltada para facilitar a administração cotidiana de atividades de impacto, assim como conectar organizações e projetos a potenciais investidores por meio do lançamento de editais. Atualmente, a empresa conta com mais de 800 mil atendimentos cadastrados em todo o Brasil, alcançando 850 cidades, 2.255 projetos em execução e mais de 8.500 associações.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here