O triathlon é um aliado na formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Aquiraz.

No Lar Davis, uma instituição de acolhimento com 20 anos de experiência na cidade, a rotina do nada, pedala e corre já promoveu algumas transformações entre os jovens.

A ação faz parte do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Referência em projetos esportivos no Brasil, a Escolinha de Triathlon foi escolhida pelo Lar Davis para proporcionar mais lazer e atividade física para os jovens atendidos na instituição.

O local conta com piscina para as crianças, mas a maioria não corria nem sabia pedalar, antes de ingressar no projeto, no final do ano passado.

“Eles estão se saindo muito bem. Alguns alunos têm potencial para o esporte, mostram um bom condicionamento físico, nadam bem e têm resistência e coordenação para a corrida”, avalia o professor Bruno Vieira, do núcleo de Aquiraz da Escolinha de Triathlon.

“O esporte é um lazer e uma forma de integração para essas crianças, pois elas aumentam o seu ciclo de amizade e ganham confiança”.

”O efeito disso tudo é uma disciplina maior, mais concentração nos treinos e nos estudos, facilidade de sociabilização.”

Bruno acrescenta ainda que, como profissional de educação física do projeto, seu trabalho vai além de ensinar as técnicas de natação, ciclismo e corrida.

“Nós professores também atuamos como psicólogos, ouvindo e ajudando em questões da escola, questões pessoais”.

”Principalmente com crianças e adolescentes que vêm de uma situação de vulnerabilidade social, como as do Lar Davis, acabamos criando um vínculo de afeto que muitas vezes faltava para elas. Espero que elas levem isso do triathlon, o amor, o respeito e a amizade.”

O Lar Davis

Amor e afeto é também o que diferencia o Lar Davis em Aquiraz. E, nesse sentido, o triathlon tornou-se um complemento do trabalho realizado no local.

“Apesar de ser um abrigo provisório, queremos proporcionar um espaço com muito afeto e amor, para que as crianças se sintam realmente em casa”, destaca Ivone Moreira, secretária executiva da instituição.

“E o momento de esporte e lazer que elas têm com o triathlon é mais um momento de acolhimento, de cuidado.”

O Lar Davis acolhe crianças e adolescentes até 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A organização foi fundada há 20 anos pelos missionários norte-americanos Mark e Paige Anderson, e atua com ajuda vinda de doações, parcerias e convênios.

As crianças contam com assistente social e psicóloga, médicos e dentistas voluntários. Além disso, têm reforço escolar, com aulas de inglês e de artes e acesso à biblioteca. Entre as atividades, também dispõem de piscina para nadar e outras práticas esportivas.

Saiba mais no site lardavis.org.br

Formando Campeões

Os alunos do projeto no Ceará têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira.

Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here