Após este um ano de Pandemia, o que mais chega até mim são pessoas reclamando da ansiedade. A pedidos resolvi falar sobre o tema.

A ansiedade faz parte de todos nós, o que faz muito bem, nos dando o senso de perigo, em um nível moderado é normal. Ajuda a fugir de situações ameaçadoras, mas quando está acima do limite é extremamente prejudicial, por muitas vezes levando ao medo excessivo, medo este de coisas do pensamento que por muitas vezes não chegam a acontecer.

Gosto muito das frases:

-Ansiedade, excesso de futuro em nossas mentes.

-A ansiedade não impede o sofrimento futuro, mas acaba com a alegria do presente.

-A ansiedade é um sistema de respostas físicas e emocionais ao sentimento de uma ameaça.

-O futuro é o pai da ansiedade e a mãe da angustia.

-Ansiedade é aquele choro antes de dormir sem saber porque, é a insônia sem saber o motivo, é o aperto no peito que não tem fim. É pensar demais e não pensar em nada ao mesmo tempo. É não ter motivos e sofrer mesmo assim.

Ansiedade é uma sensação de medo em relação ao futuro, ou seja, uma resposta emocional provocada pelo medo gerando sensação de angustia. A sensação de medo é normal e fundamental para sobrevivência humana, como exemplo me vem à mente a figura de um leão, seria muito normal ao vermos um leão sentirmos medo e com isso trazer nosso instinto de sobrevivência e saímos rapidamente desse risco. Podemos identificar a ansiedade em excesso quando a pessoa fica com um medo excessivo muitas vezes sem motivo ou por muitas vezes com motivos irrelevante, com medo de algo que imagine acontecer no seu pensamento, mas que na maioria das vezes não chega a acontecer. A ansiedade afeta relacionamentos e por muitas vezes impede o relacionamento social e rendimento profissional.

No mundo 5% da população apresenta ansiedade, no Brasil estimasse 10% da população; com a pandemia houve um aumento estimado de 50%. A pandemia e a ansiedade, por ser um fato incontrolável e de nível global o impacto é gigante. Esse aumento se deve muito pelas perdas de empregos, isolamento social, preocupação com o futuro, escuto muito a pergunta como não ter ansiedade em um momento deste? Respondo ansiedade sempre teremos o que não podemos é ter fora do controle, profissionais podem ajudar a manter o controle. Cada indivíduo reage de uma maneira, mas essa pandemia não deixa de ser uma experiencia desagradável para todos, sem contar o medo da morte ao contrair a doença ou algum familiar ou alguém próximo. Toda essa insegurança ajuda a desenvolver transtornos emocionais.

Gostaria de destacar algo sobre a pandemia e o isolamento social, hoje com inúmeras facilidades, o isolamento nem sempre é ficar só, sugiro interagir com familiares e amigos através da mídia social, WhatsApp e outros. Podendo tomar sol na casa ou na varanda e deixar luminosidade na habitação também é muito importante. Ioga, música, relaxamento, meditação, exercícios e alongamento podem ajudar a manter um equilíbrio emocional, controlando a ansiedade. Aos idosos sugiro manterem a mente ocupada, bons livros, alongamento, filmes, atividades manuais e contatos com amigos e familiares via digital. Com as crianças é muito importante muita conversa, explicar o que pode ser explicado a uma criança e tentar fazer com que ela fale o que está sentindo. É muito importante também manter uma rotina, hora de acordar, dormir, almoçar, jantar, tarefas escolares, e realizarem trabalhos manuais. O adulto nunca deve passar suas ansiedades para as crianças.  

Vou destacar alguns dos sintomas da ansiedade:

Enxergar perigo em tudo, medos irreais, dificuldade de concentração, nervosismo, alteração do sono(Insônia),tensão muscular, inquietação, pensamentos angustiantes, atacar geladeira a noite, preocupar-se em excesso, mudança de humor, fala acelerada, agitação de pernas e braços, irritabilidade, desiquilíbrio dos pensamentos, Sintomas físicos : dores de cabeça, taquicardia, suor excessivo, sensação de desmaio,  respiração ofegante, falta de ar, tontura, náuseas, desconforto abdominal(dor no peito), sensação da garganta fechar, tremor, enjoo, vômitos, enxaquecas, boca seca.

Geralmente a pessoa ansiosa tem a sensação de não estar no controle, antecipa na sua mente os acontecimentos futuros, tem pressa e não gosta de esperar, a mente trabalhando a todo vapor.

Hábitos que podem ajudar evitar ansiedade:

-Alimentação saudável e balanceada, exercícios físicos, hobbies, ter um boa noite de sono, ter uma rotina, fazer algumas atividades relaxante.

Dicas para melhorar quando tiver uma crise de ansiedade:

-Controle sua respiração, inspire profundamente e expire vagarosamente, fique atento aos seus sentimentos, relaxe os músculos, mude o foco e conecte-se a realidade.

Crises de ansiedade chegam a ser confundida com infarto, com dores fortes no peito, falta de ar e formigamento.

Gostaria de estar indicando alguns filmes relacionado a ansiedade:

-Minimalism

-O lado bom da vida

-O fabuloso destino de Amélie Poulain

-Discurso do rei

-Adaptação

-Uma mente brilhante

Neste momento de pandemia, vamos cuidar da mente, ela está pedindo ajuda, cuidar das emoções, busque algo que te traga felicidade, algo que te de prazer, cuide da sua saúde, faça algumas experiencias que você ainda não tenha realizado como meditar, cozinhar, aprender música, ache o que te faz bem e havendo necessidade sempre procure um profissional.

Psicanalista Wagner Sleiman

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here