A comunidade da vela brasileira comemora a realização da 48ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que será disputada de 24 a 31 de julho de 2021, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista.

Após a não realização das regatas presenciais no ano passado, os organizadores confirmaram o evento, que terá protocolo rígido de combate ao COVID-19, incluindo a exigência de teste de PCR com 72 horas de antecedência para o credenciamento.

As inscrições já estão abertas pelo site www.sivilhabela.com.br para os veleiros nas classes ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25. O evento também terá regatas virtuais como no ano passado. 

A competição começará com as tradicionais provas de longa distância como Regata Alcatrazes Marinha do Brasil por Boreste, Toque Toque e Renato Frankenthal. A organização espera receber mais de 100 barcos nesta edição, praticamente a mesma quantidade da última edição presencial, que correu em 2019 com 123 veleiros nas raias do Canal de São Sebastião. 

”Isso dá quase mil tripulantes para essa 48ª Semana de Vela. O que estamos vendo em todas regatas, nas poucas que estão acontecendo, é uma fome de velejar. Venham matar a fome conosco”.

”Quanto às regatas, esperem sempre muita diversão. Nós vamos ter todas regatas que sempre ocorrer na Semana de Vela. Teremos muita barla-sota e regata de percurso médio. E uma coisa muito legal: nosso lado social está muito em alta com a regata Vela do Amanhã”, disse Mauro Dottori, organizador e diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Velejadores de vários estados já se prepararam para navegar até Ilhabela e participar das provas. Um dos exemplos é o +Bravíssimo, de Vitória (ES). A equipe se preparar para a Semana Internacional de Vela de ilhabela o ano todo, pois trata do grande encontro da modalidade. A viagem rumo à Ilhabela deve começar em 15 de julho para as 400 milhas de distância de um lugar ao outro.

”Estamos felizes com a realização das regatas e vamos com a equipe praticamente toda capixaba. Vamos com tudo e ansiosos para correr em Ilhabela após um ano sem! A gente treina, trabalha e otimiza o barco para a Semana de Vela. Vamos nos divertir”, explicou Luciano Secchin, do +Bravíssimo.

Atuais campeões brasileiros da classe ORC e vencedores da Santos Rio, os cariocas do Ventaneiro 3 também se mobilizam para a 48ª edição.

”Depois de um longo período estaremos de volta à belíssima raia da semana de vela. Esperamos encontrar todos nas regatas”, comemorou Renato Cunha.

Inscrições 

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela volta a ser disputada no Canal de São Sebastião depois de dois anos. Na temporada passada ocorreu a edição virtual de 2020 com o aplicativo Virtual Regatta e o Talks, série de palestras online sobre o mundo do mar. As inscrições para as provas virtuais abrem nos próximos dias

Já os velejadores que querem correr as regatas devem fazer as inscrições exclusivamente pelo site oficial www.sivilhabela.com.br.

O acesso ao Sistema de Inscrições está disponível desde 18 de junho até o dia 19 de julho. O valor do pagamento da taxa de inscrição do veleiro será definido no momento da inscrição.

O simples cadastramento não garante nenhuma faixa de valor e sua inscrição só será efetivada após a quitação da inscrição.

O valor da inscrição do veleiro será calculado pela quantidade de tripulantes informada na inscrição obedecendo o mínimo informado na tabela abaixo:

Até 25 pés – mínimo 4 tripulantes

Até 26 pés – mínimo de 5 tripulantes

De 29 até 32 pés – mínimo de 6 tripulantes

De 33 até 40 pés – mínimo de 8 tripulantes

De 41 até 46 pés – mínimo de 10 tripulantes

De 47 pés ou maior – mínimo de 13 tripulantes

Mais depoimentos

Sergio Klepacz – Veleiro Xamã 

”Saudamos a volta da Semana de Vela de Ilhabela. Foi uma decisão com certeza acertada das lideranças da vela e até políticas. O campeonato é muito importante para a cidade de Ilhabela e para os velejadores, é o maior evento que tem, é o evento no qual todos investem, todos os velejadores competidores investem a maior parte do seu tempo, recurso, para a semana de vela”.

Mario Martinez – ABVO e Veleiro Rudá 

”Essa Semana de Vela de Ilhabela com essa retomada das regatas é muito importante para nós testarmos os protocolos de segurança em relação à pandemia. Agora nós aprendemos um pouquinho mais sobre a pandemia e eu acho que nós vamos fazer um evento bem seguro, mesmo porque uma boa parte dos velejadores já está vacinada. Vai ser um evento muito bacana e a grande novidade é que voltamos a ter um campeão geral do evento”.

A última regata presencial foi realizada em 2019 com mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas. O evento em sua versão virtual teve realização do Yacht Club de Ilhabela e organização da Tribu Live Marketing e Full Time Eventos e Turismo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here