A combinação do nada, pedala e corre conquistou a criançada de Joinville. Desde maio deste ano, 40 alunos entre 8 e 16 anos aprendem os fundamentos das três modalidades, na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, com aulas que misturam técnica e muita brincadeira. O projeto conta com adesão total nos treinos e, em poucos meses, já mostra evolução dos pequenos triatletas.

As aulas são realizadas quatro vezes por semana, sempre no contraturno escolar, na Univille. A universidade tem a infraestrutura ideal para os treinos, com piscina semiolímpica e pista de atletismo. Os alunos também contam com todo o material de treino, como óculos e toucas de natação e bicicletas. O grande objetivo do projeto é transmitir, por meio do esporte, valores como disciplina, respeito e o gosto pela prática de atividade física.

“As crianças ficaram muito entusiasmadas quando viram uma competição de triathlon, num vídeo que exibimos aqui. Ao mesmo tempo, nos deparamos com questões como uma dor na perna, um treino debaixo do sol, a água fria da piscina… Ainda assim, tivemos muito poucas faltas, e os alunos sempre vêm animados para o treino”, conta o professor Wesley Jonatan da Silva. “A lição que eu procuro passar é que eles precisam ter disciplina e ser responsáveis, e que podem fazer isso de forma divertida e descontraída. Muitas vezes estamos treinando sem saber que estamos treinando, e isso é importante para que eles tenham prazer dentro do triathlon.”

Nesta fase de iniciação ao triathlon, os treinos trabalham as partes essenciais dentro do esporte, para tornar o aprendizado mais simples. Como várias crianças chegaram ao projeto sem saber nadar, os exercícios na água começaram com a adaptação ao meio líquido e a coordenação motora. Na bicicleta, as primeiras aulas trouxeram noções de troca de marcha, posição correta do corpo e equilíbrio. E a corrida rendeu muitas brincadeiras, como pega-pega e esconde-esconde.

“Hoje, grande parte dos alunos já consegue nadar o crawl completo, o que eu considero uma grande conquista, visto que a maioria não sabia nadar. Evoluímos nos treinos de bike para a descida e subida de pequenos morros íngremes, controle de velocidade em grupo, e estamos trabalhando a resistência física. E fizemos atividades de competição na corrida, com os alunos completando percursos de 30 metros”, enumera Wesley.

O objetivo, para esta temporada, é manter o grupo motivado para os treinos, construindo valores que a criançada vai levar para a vida. Entre eles, o professor já vê alguns com habilidades para o esporte mais desenvolvidas. “Temos alunos com pais que já praticaram triathlon ou alguma modalidade do triathlon, por isso já vivenciaram algumas práticas e se destacam naturalmente. Mas também temos alunos que nunca tiveram contato com esporte e mesmo assim mostram aptidão, nos treinos,” diz Wesley.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here