A primeira edição da Copa Brasil de Vela de Praia terá início nesta terça-feira (17) em Fortaleza (CE) e reunirá as novas classes olímpicas para o programa de Paris 2024 como IQFoil e Kite. A competição, que tem organização da CBVela – Confederação Brasileira de Vela com apoio do Iate Clube de Fortaleza, terá também outras categorias em disputa na capital cearense como Laser Standart e Radial (masculino e feminino), Laser 4.7 (masculino e feminino), Hobie Cat 16 e Dingue.

Mais de 80 atletas estão inscritos no primeiro evento deste porte no País. As regatas serão válidas como seletiva para o Mundial da Juventude de Omã no fim de 2021 para os kites. A organização espera regatas técnicas até o fim de semana, quando terminam as provas.

A competição em Fortaleza (CE) promete muitas disputas na raia, com ventos constantes na raia, uma característica desta região do País. As regatas serão mais próximas da orla para que o público possa acompanhar, seguindo a tendência da World Sailing. 

”Fortaleza está bem preparada no que se refere a pandemia. Estamos esperando muitos velejadores nessa competição que já olha para 2024. A gente é bastante conhecido por ter bastante vento, água morna e calor o ano todo”.

”O cearense é famoso pela receptividade, mas vamos respeitar o distanciamento. Esse evento marca o retorno das atividades, além da celebração da medalha de ouro das meninas do 49erFx”, disse Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.

O evento será o primeiro de uma série de competições das classes consideradas de praia e que agora são do programa olímpico como o IQFoil e Kite.  A grande surpresa até o momento é a Classe Hobie Cat 16 com 13 barcos inscritos.

”Estamos curiosos para saber quais nomes estarão disputando as vagas no feminino e masculino, já temos dois inscritos de várias cidades brasileiras, como Ilhabela (SP). Além disso, na Classe Laser (ILCA), o evento valerá como Campeonato Norte-Nordeste da Classe ILCA Standard, Radial e 4.7. Esperamos uma boa participação de todo o Nordeste”, explicou Walter Böddenner, coordenador de eventos da CBVela.

Resultados e informações oficiais

A Copa Brasil de Vela de Praia será organizada pela Confederação Brasileira de Vela – CBVela, Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará e Iate Clube de Fortaleza. O patrocínio é do Bradesco com apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Capitania dos Portos do Ceará.

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Gabriel Heusi

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here