A transformação proporcionada pelo esporte chegou cedo na vida da triatleta mirim Isabela Odevagen Michaliszyn, de 13 anos. Apaixonada pela modalidade, ela trocou a cidade paranaense de Guaratuba, onde morava, por Joinville, em Santa Catarina, para continuar praticando. Também retomou a disposição, a alegria, as amizades e os estudos, dificultados devido à pandemia. Com a mudança, matriculou-se no colégio da Univille, sede do núcleo catarinense da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Foram a diversidade de modalidades, as amizades e as experiências vivenciadas que fizeram Isabella se encontrar no Triathlon. Ela praticou o esporte na equipe de Lúcio Santos, em Matinhos, no litoral paranaense, até o isolamento social imposto pela pandemia paralisar todas as atividades. A rotina escolar também foi afetada. Estudando em Paranaguá, ela sofria para fazer a travessia do FerryBoat, que se tornou bem mais demorada. A oportunidade de treinar na Escolinha de Triathlon em Joinville chegou como uma solução para todos os problemas.

“O prejuízo emocional para a Isabella veio muito rápido, com a pandemia. Dava para sentir que ela não estava bem. Então nossa filha mais velha, a Luana, nos avisou sobre a abertura da Escolinha de Triathlon em Joinville. Ela mora lá há 4 anos, está no segundo ano do curso de Educação Física da Univille. Preparamos um lugar legal para as duas morarem juntas, e também ficamos com elas duas vezes por semana”, conta o pai, Luiz Antônio Michaliszyn Filho. “A mudança de cidade trouxe novos desafios para todos, mas percebemos o bem que fez para a Isa. Novamente ela passou a ter um sorriso no rosto, disposição.”

Triathlon em família

O triathlon é uma paixão compartilhada pela família. Empresário, Luiz Antônio também é triatleta e inspirou as duas filhas na prática da modalidade. O desenvolvimento pessoal, para ele, é o maior benefício do esporte.

“Com a prática do triathlon, ela tem desenvolvido uma série de virtudes extremamente importantes para a sua vida. Ela tem aprendido muito sobre responsabilidade, disciplina, respeito e amizade. O esporte influenciou sua vida escolar, tornando-a mais independente de nós para a realização das tarefas, dos estudo em casa. O triathlon a ajudou a desafiar seus medos, como nadar no mar. E também estimulou comportamentos surpreendentes como a solidariedade para com os amigos. Durante os treinos e competições eles torcem uns pelos outros, se ajudam e incentivam. Isso é lindo demais”, enumera Luiz, orgulhoso.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here