Profissionais aplicam a metodologia do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, na capital, Grande São Paulo e cidades do interior paulista, com o Rede de Escolas Ativas, o Formação Continuada de Professores das Redes Públicas e o Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional

Ao longo de seus 20 anos de atuação, o Instituto Esporte & Educação (IEE) tem levado a sua metodologia, baseada nos princípios do esporte educacional, para as mais diversas cidades, de diferentes regiões do País. No estado de São Paulo, as ações chegam à capital, Grande São Paulo e cidades do interior, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo Instituto. Agora em 2021, o IEE está capacitando 1.112 professores e beneficiando mais de 83 mil alunos com três projetos, o Rede Escolas Ativas, o Formação Continuada de Professores das Redes Públicas e o Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. 
 
A metodologia é desenvolvida e aplicada pelo Instituto, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. O foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças. Para se adaptar à pandemia da Covid-19, as atividades são em plataforma de Ensino à Distância (EaD).

Desde o início da pandemia de Covid-19, o IEE buscou soluções para continuar a disseminar o seu método de ensino, adaptando os programas para o formato digital. Assim, deu sequência aos seus projetos, nos novos tempos em meio ao coronavírus. O Instituto migrou todas as ações formativas da modalidade presencial para o formato on-line, planejando, sistematizando e adequando todo o conteúdo de estudo e formação.

“Conseguimos manter as formações dos profissionais de educação em plataformas de ensino à distância, desde o início da pandemia. Estes cursos garantem um aprendizado diferenciado aos professores e, por conseguinte, maior desenvolvimento dos alunos, com ótimos resultados para os dois lados”, afirma Ana Moser.

Os projetos –
 O Rede Escolas Ativas está em andamento nas cidades de Araçatuba, Jacareí e Itatiba. E já foi realizado em Paulínia, Pindamonhangaba e Porto Feliz. No total, são 574 professores capacitados. É uma ação integrada ao Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas. E ao final da capacitação, as escolas recebem o Selo Escola Ativa. O projeto tem como financiadores Itaú, Novelis, Bayer, Westrock e Ball, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

O Formação Continuada de Professores é desenvolvido na capital paulista e na cidade de Juquiá, com 125 professores. No oitavo ano, ao longo de 2021, segue formando professores e gestores da área na metodologia do esporte educacional, além de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. O projeto, em diferentes cidades do País, tem como parceiros AES Brasil, Itaú, Rede, Reservas Votorantim, Anglo Gold, Cyrela e Westrock, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania. 

Já o Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que capacita professores de Educação Física, professores da Educação Infantil e Fundamental 1 e coordenadores das escolas públicas, iniciado em maio deste ano, é realizado em Santo André, Ouroeste, Itaí e Teodoro Sampaio, com 413 professores capacitados. O projeto tem como patrocinadores, nos diferentes municípios, Novelis, CTG, Vale, ISA CTEEP, Banco BV, AES Brasil e Bayer, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here