Tudo pronto para a grande largada no domingo. No sábado Lando NORRIS (McLaren), 2. Carlos SAINZ (Ferrari), 3. George RUSSELL (Williams) – concederam uma entrevista coletiva conduzido por Johnny Herbert;F1
Q: Lando, ouvimos um grito de prazer de você pelo rádio. Já afundou?
Lando NORRISLN: Eu não sei. É uma sensação incrível. Não sei o que dizer. Parece que você acabou de se qualificar bem, mas é uma pole position, que não acontece muito. É minha primeira em X quantidade de corridas e poderia ser minha única pole por um tempo. É incrível, especialmente nessas condições. É complicado e você tem que colocar um monte de risco na linha e apenas tentar ver se vale a pena e ele fez. Uma sensação incrível, minha primeira pole. Provavelmente o único lugar que eu não gostaria de ser pole é aqui, especialmente com a reta até a Curva 1, mas eu ainda estou muito feliz.
Q: Quão complicado foi mantê-lo unido nos pneus lisos no final?
LN: Nós meio que fizemos as primeiras voltas. Eu fiz um no inter e o primeiro no macio e desses dois você pode reunir uma quantidade decente de informação de onde está seco e onde ainda está úmido e assim por diante, mas muito tempo é apenas esperança. Você vai para o canto e espera que ele gruda e ele fez. Esse é o tipo de nível que você tem que empurrar na Fórmula 1 quando é tão alto. Você nunca sabe o que todo mundo vai fazer, quando todos estão empurrando o máximo que podem para também ir para o polo, porque todo mundo sabe que há essa oportunidade quando as condições são assim. Muitos empurrões, mas tomamos as decisões certas, acho que foi quando o fizemos. Acho que a maioria das pessoas fez uma coisa parecida. Sim, não é nada fácil e tenho certeza que os outros caras dirão o mesmo.
Q: Você vai começar primeiro amanhã, qual é o objetivo para amanhã? Você tem que ir para a vitória, não é?
LN: Depois do último fim de semana o que você espera? Outra vitória na corrida para a McLaren seria adorável. Eu não espero que sim, eu acho que a Mercedes está muito longe de nós e Red Bull provavelmente semelhante. Acho que temos um ritmo decente. Vimos ontem que os carros estão em uma boa posição, no molhado agora e também no seco. A longo prazo até a Curva 1 ou Curva 2, o que você quiser dizer, então eu tenho que olhar para a frente para isso e ter certeza de que eu me preparo para isso bem. Mas acho que em qualquer condição que eu anseio, podemos marcar alguns bons pontos amanhã, podemos ter uma boa corrida, porque estamos na melhor posição possível.
Q: Carlos, ótimo resultado para você também, sua primeira largada na primeira fila na Fórmula 1. Apenas descrever o que isso significa para você?
Carlos SAINZ: Bom boa volta lá no final. Infelizmente eu fui um dos primeiros a cruzar a linha uma vez na mancha, que obviamente você sempre fica se perguntando se você teria ido um pouco mais tarde quanto mais rápido você poderia ter ido? Mas foi uma boa volta no limite. Uma boa batalha com esses caras lá fora, então sim, tem que aproveitar e foram condições complicadas que você gosta mais honestamente em um carro de Fórmula 1
Q: E Carlos, e o ritmo seco do seu carro durante as longas corridas amanhã? Acho que a previsão está seca. Você acha que tem o ritmo para pelo menos terminar por onde você começa?
CS: Veremos amanhã. É um circuito estranho este – porque obviamente o ritmo de corrida é importante e precisamos ver como é fácil ultrapassar. Normalmente no passado tem sido bastante complicado. Obviamente temos os dois Mercs e o Red Bull que vão nos empurrar muito. Eles são claramente, por aqui, meio segundo a um segundo mais rápido do que nós – então em algum momento eles vão nos pressionar e precisamos ver se podemos nos manter à frente. Obviamente, o objetivo é terminar à frente deles, tentar colocar Lando na largada – embora eu esteja começando no lado sujo, ele está pelo menos começando no lado limpo e ver de lá se podemos correr duro e nos divertir na frente.
Q: E Carlos, você conhece Lando bem do seu tempo na McLaren, claro, como isso muda as coisas para amanhã em sua batalha até a Curva 2?
CS: Ele fica olhando para mim! Deixe-me ver. Deixe-me ver. Acho que há duas opções. Ou eu tenho uma boa fuga e é uma corrida direta na Curva 2, ou se não, obviamente eu vou precisar tentar encontrar um turbilhão, porque sabemos que não somos os mais rápidos nas retas e estamos fazendo para precisar encontrar algum reboque, algum rascunho, porque se não, vai ser uma longa corrida até a Curva 1. Excitante. Eu tenho compartilhado brigas com esse cara praticamente nos últimos dois anos na Fórmula 1, então nos conhecemos muito bem e sim, espero que possamos ter um bom começo, ambos e continuar nos afastando porque haverá os caras por trás, e isso vai ser quando a diversão começar.
Q: E chegando a você George, enormes parabéns também. Agora, você foi o primeiro carro a trocar por pneus lisos. Foi claro corte, essa decisão para você?
George RUSSELL: Bem, eu vim no rádio para dizer aos caras, vamos deixar os slicks prontos, porque ele definitivamente vai ir slicks, e eles responderam dizendo ‘OK, vamos boxe esta volta’, então eu pensei que eles podem ter entendido mal o que eu quis dizer com esse comentário de rádio. Eu disse “vamos lá”. Temos que ir para ele nessas sessões. Alto risco, alta recompensa. Especialmente nessas condições. Quando saí do pit lane nas manchas, quase caindo direto da caixa. Foi só na última volta, eu continuei recebendo um pouco de tráfego aqui e ali. Eu não conseguia completar as voltas, então isso foi um pouco frustrante, mas como foi para todos, eu sabia que a última volta seria a volta assassina, então guardamos tudo para eles e aqui estamos. É um pouco surreal que seja nosso segundo top 3 em quatro corridas agora.
P: Bem, como suas emoções se comparam com isso, comparado com Spa onde você alinhado em segundo?
GR: Certamente diferente. Igualmente feliz com certeza, e P3 aqui é uma posição incrível para começar. Como os caras estavam dizendo, é uma corrida muito longa para a Curva 2 aqui, estamos muito escorregadio nas retas e espero que Lando me dê um pequeno turbilhão na Curva 1, então, você sabe, definitivamente realmente muito feliz. Estamos marcando pontos agora, três nos últimos quatro novamente, não há razão para não continuarmos e temos que estar mirando o pódio. Não temos nada a perder e vamos tentar.
Q: (Alex Kalinauckas – Autosport) Pergunta para George por favor, apenas sobre os tempos em suas voltas iniciais depois que você mudou para slicks. Eles não ameaçaram o ritmo dos líderes estabelecidos em Intermediários naquele momento, então o que estava por trás disso? Foi, como você diz, pegar tráfego ou foi um caso de ter que aumentar a temperatura, economizar a bateria um pouco como você fez para uma volta total em Spa?
GR: Foi uma mistura de ambos, para ser honesto. Eu vi a linha seca aparecendo e eu sabia que se não houvesse uma sessão interrompida definitivamente teria sido liso, então eu estava bem relaxado. Eu estava forçando os limites, mas eu não estava ficando muito louco porque eu sabia que na volta de abertura, ou na volta fora eu poderia facilmente ter acabado na parede, se você está meio metro de largura e você tem um patch molhado, e como eu disse, estava guardando-o para a última volta e certificando-se de que eu tinha a posição certa da pista. Eu tinha um pouco de tráfego aqui e ali. Eu ainda não teria sido rápido o suficiente para lutar pela pole naquele momento, então eu pensei, vamos apenas salvá-lo e ter certeza de que estamos em posição para a última volta e ir para ele. Tão parecido com Spa, para ser honesto.
Q: (Christian Menath – motorsport-magazin.com) Pergunta para todos os três. Você tomou algum compromisso em termos de configuração em relação ao tempo hoje e amanhã? Obrigado, mas eu não posso.
LN: Não. A não ser que a equipe não tenha me contado!
Só por interesse, uma armação totalmente seca para você hoje?
LN: Sim. Obviamente, se você sabia que a qualificação ia acontecer você ainda está no parc fermé e não pode mudar nada para amanhã, então ainda sabemos que é uma corrida longa e não havia muitas coisas que teríamos mudado de qualquer maneira, então nós nos apegamos ao que tivemos ontem, que eu acho que é a decisão correta para amanhã.
O Carlos?
CS: Não, nada.
O George?
GR: O mesmo aqui.
P: (Edd Straw – A Corrida) Para Lando: obviamente este tipo de circunstâncias não se apresentam muitas vezes para ir para a pole dado o déficit de ritmo, mas você teve um par de vezes no início deste ano, quando poderia ter sido possível: Spa é o óbvio, mas também Áustria você chegou muito perto mesmo que você não tenha muito o carro para ele, então esse tipo de sensação compensa aqueles erros próximos e o fato de que você realmente conseguiu pregar aquele poste quando a situação está na sua frente?
LN: Eu não sei se compensa para Spa, de certa forma. Definitivamente me faz sentir muito melhor agora, o fato de que isso é o que eu sinto que eu perdi naquela época. Agora tenho essa sensação, agora sei como é conseguir a pole position, o que é incrível. Sim, como eu disse, não temos essas condições com muita frequência, mas são condições que são muito divertidas e toda vez que eles aconteceram no passado, se eles foram todo o caminho desde o kart, eles são sempre condições que eu gostei, a seção úmida intermediária e quando você tem que arriscar isso para as secas. Sim, é bom e muito parecido com Spa. Eu testei as manchas em P2 ou P3 era, mesmo quando estava muito molhado, mas coisas assim me ajudaram a aprender a dirigir nessas condições, o que esperar, o que o carro faz nessas condições. Eu me sinto assim quando essa oportunidade surgiu, eu estava lá para levá-la, tão feliz com tudo.
Q: (Alex Kalinauckas – Autosport) Lando, você poderia apenas falar-nos através da volta que te fez pole? Como se sentiu dentro do carro? Você estava ciente de como você estava acima dos outros motoristas ou houve algum momento em que quase escapou de você?
LN: Comparando com os outros, não. Obviamente, quando peço informações, gosto que ele fale, mas quando estou na qualificação, especialmente nestas condições, a última coisa que quero que ele faça é conversar. Eu estava pedindo informações de George, porque eu estava assistindo seu colo na TV enquanto eu estava dirigindo para ver como era, se ele estava de pé e assim por diante e eu estava pedindo setores e curvas onde ele era forte, onde ele estava lutando e assim por diante. Eu acho que a informação definitivamente ajudou a saber quais setores foram definitivamente rápidos, quais setores eram talvez um pouco mais úmidos e mais complicados, mas como eu disse, a coisa mais difícil é agora, eu acho que no Q3 você tem 10 das melhores pessoas neste dia na Fórmula 1, no mundo de certa forma, para tentar colocar essas voltas para que você não possa simplesmente dirigir por baixo do limite e saber o que esperar. Às vezes você tem que empurrá-lo e apenas descobrir se você fez isso uma vez que você passou pelos cantos. Havia muitos cantos onde eu pensei que eu poderia ter corrido um pouco difícil aqui e isso tudo poderia dar errado, mas eu não fiz isso é apenas o nível que você tem que estar para estar nesta posição, então eu estou feliz que eu assumi esses riscos e tomei essas decisões porque eles pagaram do jeito que eles fizeram. Muitas vezes durante a volta eu pensei que ia dar muito errado e você vai estragar tudo, especialmente na chicane final, 15/16 eu acho que é, ainda estava muito molhado nesta seção e eu tinha alguns pinos grandes e alguns grandes snaps mas manteve-o frio e trouxe para casa, Então, sim, eles são apenas divertido, do início ao fim, são muitos riscos, mas tudo parte dele.
Q: (Andrew Benson – BBC Sport) George e Lando, tem sido uma espécie de caso de um superlativo para outro para vocês este ano. Qual é a sensação quando você continua produzindo essas performances excelentes e onde e como você sente que ambos estão melhorando?
GR: Eu acho que nós dois tivemos sorte que nós meio que crescemos juntos e estávamos no mesmo grupo de corridas, o mesmo grupo de caras ao longo de nossas carreiras e, obviamente, Lando, Alex e eu estávamos lutando no campeonato de Fórmula 2 juntos e eu acho que nós apenas empurramos um ao outro e você sente que essa é a norma, esse tipo de nível, e eu acho que para nós dois, apenas a experiência de cada corrida, falando por mim mesmo, de qualquer maneira, você só sente que você está ficando cada vez mais forte. Você sempre sente que faz um bom trabalho, mas você olha para trás e sente que no evento seguinte você está fazendo um trabalho melhor e um trabalho melhor. Então, acho que com o tempo é sempre experiência, aprender com esses erros e tipo de construir essa caixa de ferramentas de experiência para cavar e puxar as ferramentas certas para fora quando você precisa nessas circunstâncias complicadas.
George disse isso muito bem. O vocabulário dele é muito melhor que o meu, então o uso das palavras foi muito melhor, mas ele está certo. Eu acho que estamos no ponto onde temos muita confiança por causa de alguns desses resultados vindo ao longo do caminho e eles definitivamente ajudam muito a entrar em cada fim de semana, analisando o que você poderia ter feito melhor, porque há sempre momentos em que você pensa o que eu poderia ter feito ainda melhor do que antes, mesmo que você tenha feito um bom trabalho, e como George disse, especialmente para ele, em momentos como este ele pode mostrar o que ele pode fazer e eu posso mostrar o que eu posso fazer, mesmo quando você não necessariamente tem o carro mais rápido no grid, por isso é um bom sentimento e muito alívio.
Q: (Christian Menath – Motorsportmagazin.com) George, você mencionou o gerenciamento de energia, se você tinha bateria suficiente para a última volta que você queria ir; quando você tem que decidir se você está indo para a penúltima volta ou a última? Você pode decidir durante a penúltima volta ou você tem que fazê-lo antes? Pode nos convencer a superar essa situação?
GR: Eu estava correndo um modo de alta energia de qualquer maneira, só porque estávamos fazendo voltas consecutivas, então você obviamente não pode continuar implantando a bateria, mas eu vi que eu acho que era Fernando à minha frente que era muito lento e eu estava pegando ele e eu sabia que eu chegaria à última volta e eu estaria muito perto, então eu meio que tomei uma decisão fora da Curva 10 para recarregar a bateria e ter certeza de que ela estava cheia para a volta seguinte e, em seguida, esgotar tudo e isso definitivamente lhe dá um extra de quatro, cinco, seis décimos realmente do modo mais baixo para o modo mais alto, então em uma pista como esta é muito importante.