Hamilton conquista 100ª vitória na F-1 após chuva tardia

Lewis Hamilton conquistou sua 100ª vitória no Grande Prêmio da Rússia, que começou em condições secas e terminou sob chuva, o piloto da Mercedes fez uma troca tardia para pneus intermediários para assumir a liderança quando o pole Lando Norris saiu agonizantemente da liderança com apenas duas voltas restantes. Max Verstappen fez de P20 para P2, e Carlos Sainz, da Ferrari, ficou em terceiro, largando em segundo.

As penalidades no grid foram o assunto da cidade na manhã de domingo com Valtteri Bottas o mais recente a levar a batida, a Mercedes colocando uma nova unidade de potência em seu carro para vê-lo largar em 16º com o conhecimento de que Max Verstappen largaria em 20º (tendo tomado um novo motor Honda no início do fim de semana) e Charles Leclerc em 19º com uma nova unidade da Ferrari.

2021 Russian Grand Prix, Sunday – Jiri Krenek

Quanto aos pneus, houve uma mistura de médios e duros no grid com os cinco primeiros pilotos – Norris na pole, Sainz em segundo, Russell em terceiro, Hamilton em quarto e Ricciardo na P5 – nos médios, e apenas Fernando Alonso largando em sexto, Sergio Perez (P8), Pierre Gasly (P11), Bottas, Antonio Giovinazzi (P17), Leclerc e Verstappen largando nos compostos duros.

Embora tenha caído para sétimo na largada, o ritmo de Hamilton era competitivo em seus pneus médios e ele parou na volta 27 para os hards, antes de Norris – que havia conseguido uma primeira pole sensacional no sábado e duelou com Sainz no início da corrida – e uma vez que as sequências de pitstop terminaram na volta 38, Norris liderou um rápido Hamilton. Os dois foram apenas um segundo na fase final. E então a chuva caiu.

2021 Russian Grand Prix, Sunday – Steve Etherington

O Piloto 100

“Eu só quero dizer um grande obrigado a todos esses fãs; Temos uma multidão tão grande aqui. Sei que não foi o melhor tempo, mas que corrida ele proporcionou. Então, um grande obrigado a todos na Rússia por nos receberem. Levou muito tempo para, obviamente, chegar ao [número de vitória] 100 e eu nem tinha certeza se viria ou não.

“Lando fez um trabalho incrível. Ele tinha um ritmo incrível, ele está fazendo um ótimo trabalho para a McLaren, e foi muito agridoce, obviamente, ver minha antiga equipe à frente – eles estão indo tão bem, obviamente eles venceram a última corrida – eles estão fazendo fantástico, obviamente alimentado pela Mercedes.

“Então é bom nos ver unidos novamente e, obviamente, a equipe fez uma grande chamada bem no final. Eu não queria deixar Lando ir e é claro que eu não sabia o que o tempo estava fazendo, mas sou incrivelmente grato a todos esses homens e mulheres que estão aqui e de volta à fábrica porque, uau, 100.” – Lewis Hamilton, Mercedes

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here