Atletas brasileiras participam do congresso 100% digital e gratuito para profissionais de educação física. Evento será nesta quarta (29), às 19h, na plataforma oficial, que continua com inscrições gratuitas abertas

Simone Biles deixou um legado que vai além de suas medalhas, após abrir mão de competir na maioria das provas da Olimpíada de Tóquio – todas as quais era favorita -, em prol de sua saúde mental. O tema levantado pelo drama da ginasta norte-americana está longe de morrer. Mais atual do que nunca, será o foco da segunda rodada do Liga NESCAU® Summit, congresso on-line dedicado a profissionais de educação física. Para debater o tema, as atletas Flavinha Saraiva e Verônica Hipólito estarão lado a lado de profissionais da área, com mediação da narradora esportiva Renata Silveira.

Após a estreia, com nomes como Bernardinho, Fe Garay, Daniel Dias e Bernardinho, o Liga NESCAU® Summit chega ao segundo módulo do congresso digital. Na quarta-feira (29), a partir das 19h, o tema central será “Saúde mental, psicologia e comportamento humano voltado ao esporte”. A transmissão é ao vivo, pela plataforma www.liganescau.com.br e as inscrições ainda estão abertas (no mesmo endereço eletrônico). O congresso é voltado para profissionais e estudantes de educação física, sendo 100% on-line e gratuito.

A ginasta Flavinha Saraiva não só acompanhou de perto o caso Simone Biles, como tem suas próprias experiências de pressão para relatar. Já a medalhista paralímpica Verônica Hipólito, antes de se destacar como comentarista do SporTV, precisou lidar com a frustração de não conseguiu se classificar para correr em Tóquio. A psicóloga Adriana Lacerda, especialista em Psicologia do Esporte aplicada ao Alto Rendimento, também participada desse debate. Ela tem mais de 20 anos de experiência na área, tendo trabalhado em instituições e clubes, como Flamengo, Confederação Brasileira de Judô, Seleção Brasileira de Nado Sincronizado e Comitê Olímpico Brasileiro (COB- Projeto Time Rio).

Após o debate, tem início uma mesa redonda sob o tema: “Não esqueça de si mesmo. Dicas de cuidados com a saúde física, mental e emocional para os professores”. Os convidados são a Dra. Keila Narimatsu e o professor Érick Ferreira Camacho Jorge. Keila é neurologista da Santa Casa de São Paulo, Hospital Moriah e Hospital Albert Einstein. Érick Camacho é Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade UNIFIEO em Osasco, pós-graduado pela Universidade de São Caetano do Sul em Obesidade e Emagrecimento. 

Para encerrar as atividades da segunda rodada do Liga NESCAU® Summit, Ana Moser traz a parte prática, com ensinamentos, orientações e dicas para incrementar o trabalho diário do profissional de educação física. Nesta quarta, a medalhista olímpica e criadora do Instituto Esporte & Educação (IEE),abordará o tema: “Teoria motivacional na Prática: Aplicação de diferentes técnicas para motivar e engajar jovens no esporte”.

Congresso com certificação – Todos os inscritos estarão habilitados a receber certificação emitidas pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), desde que cumpridas as exigências básicas, como carga horária mínima.

Confira os temas desenvolvidos para cada encontro virtual do Summit:

29/9
Saúde mental, psicologia e comportamento humano voltado ao esporte.

6/10
Criatividade e inovação para a prática esportiva.

13/10
Updates técnicos sobre modalidades esportivas.

20/10
Liderança e empreendedorismo para professores de educação física.

27/10
Diversidade e inclusão no esporte

3/11
Tecnologia, games e plataformas sociais voltadas para a educação física.

Nova Plataforma – O Summit inaugura o novo conceito da Liga NESCAU® em 2021. A marca de achocolatados da Nestlé iniciou a organização de uma competição poliesportiva em 2015. Ela cresceu, evoluiu e tornou-se a primeira a incluir meninos e meninas, juntos, em modalidades esportivas convencionais e paradesportivas. Em seis anos de vida, impactou mais de 34 mil crianças e jovens. Agora, amplia o foco. Mira também no profissional de educação física e migra da condição de competição para uma plataforma esportiva 360.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here