A seleção brasileira de vela estreia nesta quarta-feira (29) no evento-teste da SSL Gold Cup, evento comparado à Copa do Mundo de futebol. As regatas são disputadas no Lago Neuchâtel, na Suíça, e as primeiras provas no estilo barla-sota serão contra os barcos de Israel, Omã e Estônia. Os dois primeiros países de cada chave avançam ao mata-mata.

A equipe apelidada de Brazilian Storm conta com 10 atletas consagrados na modalidade liderados por Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do País. A bordo estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca. 

A cerimônia oficial de apresentação dos times para a segunda fase de evento-teste ocorreu na tarde desta terça-feira (28) os oito times inscritos. Na outra chave estão Argentina, Croácia, Hungria e Suíça. As regatas ocorrem até o domingo (3/10).

Cada barco cedido pela organização terá ao todo velejadores e um reserva. A escolha do time brasileiro foi feita com base no ranking da Star Sailors League e mais as indicações do comandante Robert Scheidt.

”A ideia da SSL Gold Cup é interessante, pois são barcos iguais sem vantagem competitiva para nenhuma equipe. O que conta é o trabalho dos velejadores a bordo”, contou Robert Scheidt, dono de dois ouro olímpicos, duas pratas e um bronze.

Todos os velejadores têm seus respectivos números e ganharam da organização uniformes similares aos do futebol. A da equipe brasileira, é claro, é a amarelinha pentacampeã do mundo e bicampeã olímpica.

Os velejadores estão desde a semana passada treinando na Suíça com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais. O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas. 

O barco SSL47 tem regulagens do original que não podem ser alteradas para garantir a isonomia entre as tripulações, como por exemplo os estais.

O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022, com 56 equipes. O formato é semelhante à Copa do Mundo de Futebol. A primeira fase de evento-teste foi vencida pela África do Sul ainda no mês de setembro.

”O evento tem sido fantástico e a cada dia a gente se entrosa mais, além de aprender mais sobre o barco. Vamos tentar fazer o melhor possível nas regatas. O Robert conseguiu formar um grupo fantástico”, disse o tático Joca Signorini. O atleta ao lado de Torben Grael e Horácio Carabelli são os únicos do País a ter um título da The Ocean Race, na edição 2008-09.

SSL Team Brazil

1 – Alfredo Rovere – proa

2 – Martine Grael – estratégia & grinder

3 – Henry Boening ‘Maguila’ – Grinder

4 – Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder

6 – Juninho de Jesus – pit & runners

7 – Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker

8 – André Fonseca Bochecha: trimmer & grande/trav

9 – Joca Signorini – tática e grinder 

10 – Robert Scheidt – timoneiro

20 – Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.

Gerente: Bruno Prada

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

A SSL Gold Cup será o campeonato ‘final’ do circuito com 56 nações entre os membros da World Sailing, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico onde a corrida pela tecnologia às vezes atrapalha a corrida pela glória, a SSL visa a competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda e os campeões se tornam heróis que inspiram novas gerações. A SSL é um Evento Especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos em cada até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da da Grande Final é coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL inventou este formato inovador e os fogos de artifício no final proporcionarão uma conclusão dramática para esta competição global.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here