Técnico multicampeão fala, no Summit, sobre a importância de seguir se desafiando e como trabalhar com disciplina até realizar os sonhos

“O vencedor é apenas o perdedor que tentou mais uma vez”. A frase é do técnico Bernardinho, treinador multicampeão, ex-jogador de vôlei, economista e empreendedor. Em 22 anos no comando das seleções brasileiras masculina e feminina, acumula mais de 30 títulos. Entre os principais, estão seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro.

Os ensinamentos deste treinador reconhecido pela determinação e disciplina podem ser aprendidos em seus livros – “Transformando Suor em Ouro” e “Bernardinho – Cartas a um jovem atleta – Determinação e Talento: O caminho da Vitória”. Ele também compartilha sua filosofia de vida e trabalho em palestras. Na mais recente, no congresso digital para profissionais de educação física, o Liga NESCAU® Summit, falou sobre coragem e desafios.

Bernardinho usou o próprio exemplo em um momento não tão feliz em uma longa e vitoriosa carreira como treinador, a eliminação da França nas oitavas de final do Campeonato Europeu. “Não devemos nos acomodar. Precisamos estar sempre buscando uma coisa melhor, manter o espírito de aspirante, se desafiar. Isso é o que busco à frente da seleção francesa, me desafiar a aprender e fazer melhor. É como chegar à faixa preta, mas com alma de faixa branca”, afirmou

Confira os principais tópicos da palestra de Bernardinho com potencial para inspirar adultos e jovens a fazer mais e melhor, tanto no esporte quanto na vida:

1 – Medalhas são símbolos de conquistas de grupos de pessoas. Muitas vezes você até perde essas medalhas, ou elas enferrujam, mas as pessoas ficam.

2 – O esporte é uma ferramenta incrível e o Brasil ainda não despertou para isso. Essa força para transformar e transmitir valores vale muito mais que apenas a execução técnica do gesto de cada modalidade.

3 – Quando você perde, avalia como pode melhorar. Funciona como uma somatória de fatores: Dor + Reflexão + Progresso.

4 – A mãe de todas as virtudes é a humildade.

5 – Esporte ensina que não somos especiais, eventualmente, conquistamos algo especial.

6 – O elemento que o esporte mais envolve é a disciplina. Isso não quer dizer rigidez, mas o entendimento do que é preciso fazer para atingir o sonho. Isso constrói a ponte para levar ao sonho.

7 – O esporte e a disciplina em prol de resultados trazem o entendimento de que a vida não vai dar nada de mão beijada.

8 – Medo não é ausência de coragem. A coragem é saber lidar com o medo e fazer o que é necessário.

9 – Esporte é a melhor ferramenta para trabalhar disciplina e resiliência. O esporte ensina a superar as frustrações da vida.

10 – Nunca se perde quando se aprende alguma coisa.

11 – Não existe crescimento acompanhado de conforto. Você pode escolher entre a dor da disciplina ou a dor do arrependimento.

12 – Chegar ao topo não é fácil, mas é muito mais difícil se manter lá. O desafio é o que fazer com o sucesso.

13 – Não se deixar cair nas armadilhas do sucesso e se acomodar. É preciso seguir em frente com persistência e determinação.

14 – Reconhecer as pequenas conquistas é importante. Work hard, play hard (trabalhe muito, divirta-se muito).

15 – Cultive os 3 Fs: Foco, força e fé, nas pessoas, no time e trabalho.

Summit – A palestra do técnico Bernardinho integrou a programação de abertura do Liga NESCAU® Summit, dia 22 setembro. O congresso digital, ao vivo e gratuito, ocorre toda quarta-feira, às 19h, na plataforma www.liganescau.com.br, até o dia 3 de novembro. As inscrições ainda podem ser feitas no site do evento. Nesta quarta-feira (29) o tema será a saúde mental no esporte, com participação de especialistas, a ginasta Flávia Saraiva e a paratleta Verônica Hipólito, embaixadoras da marca. Ana Moser encerrará a noite com uma aula prática.

Liga NESCAU® Summit nasce com o desafio de ser uma ferramenta de capacitação dedicada aos profissionais e estudantes de educação física e foi desenhado para trazer conteúdos exclusivos, desde palestras e entrevistas com grandes nomes do esporte e da educação, debates sobre diferentes pontos do trabalho do educador físico, vivências práticas com atividades, tanto no ambiente físico como no digital, entre outros temas.

Entre os nomes consagrados do esporte brasileiro escolhidos para o Summit, estão confirmados os embaixadores da marca – a ginasta Flavinha Saraiva, a nadadora Etiene Medeiros, a corredora paratleta Verônica Hipólito, o ex-jogador de futsal Falcão, o armador do basquete Yago -, o treinador Luizomar de Moura, o ex-nadador Gustavo Borges, a ex-jogadora de basquete Magic Paula, a ex-jogadora de vôlei Jackie Silva, além da skatista Rayssa Leal, reforço do time NESCAU® em 2021, entre outros nomes.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here