*Ivan Cavilha, fundador e CEO da Yoface

A pandemia de Covid-19 provocou inúmeras mudanças em nossa sociedade, que podem ser acompanhadas dia após dia. No início, quando todos tiveram que se adaptar ao isolamento social, passaram a utilizar ainda mais a internet para realizar suas compras. O relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, mostra que o e-commercebrasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior, o que se deu, sobretudo, após o início da quarentena.

Além de compras de objetos, as pessoas começaram a ter mais confiança para investir em alimentos, roupas, calçados e, inclusive, óculos pelas vendas do e-commerce. Segundo a pesquisa Webshoppers 43, realizada pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco, o e-commerce ganhou novos 13 milhões de consumidores no ano passado. Com isso, o total de clientes acostumados com compras online saltou 29% em relação a 2019.

Com esse crescimento exponencial, muitas marcas passaram a investir neste ramo, pois é inegável o quanto o e-commerce ajuda as empresas a alcançarem seus consumidores. Além da grande vantagem do contato direto com os clientes, as vendas online também facilitam o feedback. Desta forma, é possível entender quais são os pontos de melhoria e entregar soluções cada vez mais assertivas e eficazes.

Mas se engana quem acha que o e-commerce não enfrenta desafios! Atualmente, o maior obstáculo das vendas virtuais é gerar experiências positivas e marcantes na jornada de compra dos consumidores. Para isso, o uso da inteligência artificial chega para melhorar a qualidade do atendimento. No setor óptico, por exemplo, a tecnologia permite a experimentação dos acessórios de forma virtual, permitindo a compra de óculos totalmente customizados para cada estrutura de nariz. Isso é fantástico!

Além disso, entregar um atendimento humanizado pode fazer toda a diferença para o seu negócio, mas é preciso compreender que não adianta apenas colocar um link de WhatsApp no site e levar para uma conversa com um robô. É importante que as empresas invistam em um time engajado para sanar as dúvidas e auxiliar os clientes de maneira clara, rápida e eficaz.

As redes sociais também podem ser consideradas grandes aliadas do e-commerce. O WhatsApp e o Instagram, que foram apontados como os aplicativos mais populares entre os brasileiros na segunda edição do Global Pre-Paid Index (GPI), são utilizados com frequência pelas marcas para o contato com seus clientes. Seja para realizar um pedido, enviar um feedback ou divulgar os produtos, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para quem deseja atrair a atenção do público.

Mas muita atenção: se você deseja investir no e-commerce, é muito importante contar com a ajuda de profissionais que tenham experiência na construção e gestão de projetos direcionados ao online. Isso te ajudará a economizar tempo, energia e recursos, além de gerar resultados mais efetivos. Você precisará trabalhar para atrair a atenção dos consumidores, pois uma loja só sobrevive se tiver clientes. Também é muito necessário pensar em ações estratégicas, como investir em influenciadores, proporcionar boa navegabilidade, experiência do consumidor, mídia paga, entre outras. Sem dúvida alguma, apostar em ações para garantir uma boa experiência de compra sempre será um excelente investimento.

*Ivan Cavilha é formado em Gestão de Marketing, com MBA em Administração de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ivan conta com mais de 18 anos de experiência no setor óptico, mais especificamente nas áreas de marketing e vendas de grandes empresas. O executivo foi responsável pelo desenvolvimento da startup Absurda e foi gestor comercial do canal óptico da Chilli Beans. Após viagens para diversos países e pesquisas para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, Ivan uniu a experiência que conquistou ao longo de sua carreira e a vontade de empreender para liderar seu próprio negócio. Em 2018, criou a Yoface, primeira empresa a produzir óculos impressos em 3D no país, por meio de inteligência artificial e manufatura aditiva, com produtos altamente sustentáveis, peças exclusivas e customizadas.

Sobre a Yoface
Fundada em 2018 por Ivan Cavilha, a Yoface é a primeira marca brasileira a produzir óculos impressos em 3D, customizados por meio de inteligência artificial e produzidos via manufatura aditiva. Com o objetivo de unir tecnologia e sustentabilidade, a marca oferece peças exclusivas e customizadas, com design único, leveza, durabilidade e conforto para seus clientes. A Yoface é a primeira marca brasileira a produzir uma rede neural para escanear um rosto virtualmente, e pretende massificar a customização através de seu sistema YCS (Yoface Custom System).

NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores

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