Destaque também na margem direita (porto público), para movimentação de cargas, com crescimento de 5% em setembro de 2021.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou um crescimento de 23% no número total de TEU’s acumulados, durante o mês de setembro. O número registrado corresponde a 151.720 TEU’S (unidade de medida de um container de 20 pés), que elevou a movimentação anual para 1.239.214 contra 1.011.239 TEU’s acumulados no mesmo período do ano anterior.

Quanto à movimentação de toneladas acumuladas, o Complexo constatou um crescimento de 29% na movimentação de tonelagem. Desta forma, foram 1.700.440 toneladas, elevando o acumulo de tonelagem anual para 14.229.166 contra 11.020.401.

Foto-Adilson Pacheco RN

“A movimentação de cargas conteinerizadas continua crescendo. Em termos gerais, nós mantivemos o mesmo crescimento de 23% na movimentação total do Complexo Portuário de Itajaí. Neste mês de setembro a movimentação de TEU’s registrou a segunda melhor movimentação do ano, ficando atrás apenas da movimentação de maio, quando foram contabilizados 157 mil unidades”, esclarece Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes totalizou 151.720 TEU’s (100%) na movimentação de cargas conteinerizadas. Enquanto isso, a APM Terminals (empresa arrendatária do porto de Itajaí/berços 1 e 2), e Cais Comercial (porto púbico/berços 3 e 4), representaram 30% do montante, com seus 45.431 TEU’s, configurando um crescimento relativo a 1% na movimentação de contêineres, em comparativo ao mesmo período do ano anterior.

O Terminal da Portonave (Porto de Navegantes), encerrou o mês de setembro representando 70% de aumento, com 106.289 TEU’s.

A APM Terminals e Cais Comercial também registraram um crescimento de 5% na movimentação de cargas em toneladas acumuladas, com relação ao ano anterior.

Neste sentido, o mês de setembro de 2021 somou 481.860 toneladas, elevando a movimentação acumulada do ano (jan/set) para 4.613.846 – sendo maior que o ano anterior, em que havia sido acumulado um número menor de 4.389.992.

“Apesar das dificuldades relacionadas com a questão dos contêineres em nível mundial, conseguimos manter uma movimentação no complexo em termos de crescimento. Esse segmento ainda apresenta um crescimento considerável, o que é importante destacar”, aponta Heder Moritz.

Verificou-se na APM Terminals (margem direita), um crescimento em relação à movimentação acumulada. A margem direita registrou em setembro o número de 4.424.894 toneladas contra 4.161.864 toneladas acumuladas em seu ano anterior.

“Tivemos a movimentação acumulada de 1%, ainda em crescimento em relação ao ano passado. Ela diminuiu um pouco em termos de movimentação, em função de readequação de escalas e serviços que a Maersk fez, ao tem que se levar em consideração”, conclui Moritz.

O Terminal Portonave apresentou 106.289 TEU´s, tendo um número constatado por 1.189.169 toneladas. Este resultado elevou a movimentação acumulada do ano para 837.209 no número de TEU’s. Foi constatado um aumento de 37% em relação à movimentação acumulada do mesmo período do ano passado. Destaque ainda em setembro deste ano, com o número total de 9.336.122 toneladas acumuladas.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, comenta a respeito dos índices do último relatório mensal do Porto de Itajaí:

  “Mesmo com as adversidades, a expectativa de novos crescimentos para o Porto de Itajaí ainda permanece com credibilidade. Apesar da crise internacional dos contêineres, até dezembro de 2021 o Porto de Itajaí pretende alcançar novos recordes com relação aos dados dos relatórios da Autoridade Portuária de Itajaí, prosperando com relação aos números da movimentação de TEU’s e segmento de cargas contêinerizadas nos recintos APM Terminals e Cais comercial”, esclareceu Fábio da Veiga.

O Complexo Portuário registrou, ao todo, 91 atracações no decorrer do mês de setembro, sendo 32 delas concretizadas na área arrendada (APM Terminals), 02 atracações no TUP Braskarne, 05 na TEPORTI e apenas 01 no TUP Poly Terminais. Tendo em vista o terminal da Portonave, a movimentação registrada no mês de setembro foi de 51 escalas, elevando a movimentação acumulada do ano para 455, com um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

   “Os resultados arrecadados pelo Complexo Portuário de Itajaí, em setembro de 2021, não poderiam ser os mesmos sem a devida e excelente execução dos trabalhadores portuários, cujo esforços e dedicação, demonstram diariamente o crescimento da economia local e do Estado”, destacou Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.

  A exportação de cargas em toneladas no Porto de Itajaí representou porcentagem de 56%, no mês de setembro deste ano. Já com base no número das importações, houve um aumento de 44% no mesmo mês.

  As principais exportações registradas no Porto de Itajaí, durante o mês de setembro, foram de Frango (35,0%), Madeiras e Derivados (88,6%) e Carnes (50,7%). As importações mais significativas, destacaram itens como: mecânicos e eletrônicos (31,5%), Produtos químicos (45,2%), Plásticos e borrachas (68,2%) e Alimentos em geral (14,9%).

  Quanto a participação do porto de Itajaí na Corrente de Comércio, de acordo com o relatório de estatísticas de setembro de 2021, obteve o índice de 65,5% no Estado de Santa Catarina e 4,6% no país.

  Heder Cassiano Moritz destacou ainda os resultados dos números quanto a corrente de comércio, citando-os estabilizados, “Estes resultados são importantes, pois demonstram o alto valor agregado da movimentação de cargas”, conclui Heder.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here