Alunos voltam aos espaços físicos dos 19 núcleos e o retorno está sendo realizado paralelamente à continuidade das atividades on-line, desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação desde o começo da pandemia

Após migrar seus projetos para as plataformas virtuais, desde o início da pandemia da Covid-19, o Instituto Esporte & Educação (IEE) começa a retomar as atividades presenciais. O Rede de Núcleos vem, aos poucos, trazendo os alunos de volta aos espaços físicos de seus 19 núcleos espalhados pelo País. As aulas são voltadas para crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. E já são 3.000 alunos participando dessa nova etapa, presencial. O retorno, gradual, está sendo realizado pelo IEE, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, nos diversos locais de atendimento do Rede de Núcleos, paralelamente à continuidade das atividades on-line.

Com 20 anos de atuação, o IEE enfrentou os desafios da pandemia levando sua metodologia para a plataforma de Ensino à Distância (EaD), dando continuidade a seus diferentes projetos, entre os quais o Rede de Núcleos. Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com a Covid-19, suas atividades foram ajustadas para que continuassem chegando às crianças, jovens e adultos envolvidos com os núcleos.

“Estamos dando os primeiros passos para o retorno aos espaços físicos, de forma híbrida, unindo as atividades presenciais e on-line, seguindo todos os protocolos e cuidados em relação à pandemia que o momento ainda exige”, afirma Ana Moser, presidente do IEE.

Durante a pandemia, os professores dos núcleos IEE desenvolveram inúmeras atividades, como jogos psicomotores, desafios intergrupos, gincanas, eventos, atividades socioafetivas, construção de brinquedos e brincadeiras com materiais acessíveis, além da doação de bolas, petecas, cestas básicas, livros e premiações para os participantes dos diversos eventos on-line realizados.

Todos os conteúdos relacionados ao esporte educacional chegaram até os alunos de forma on-line ao longo desses meses e, agora, as atividades presenciais começam a voltar. Nos espaços físicos, com atividades on-line ou híbridas, o objetivo do projeto é sempre levar os conteúdos desenvolvidos pelo IEE até os alunos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos está presente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e tem como financiadores Achè, Pernambucanas, ULTRA, ITAÚ, Banco BV, UNIMED, Novelis, Mercado Livre, JSL, TRW, ROCHE, COMGAS, COGNA, Verde, Bank Of America, Agribrasil, PortoCred, Track And Field e Perfetti Van Melle.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here