Eventos sazonais aumentam a importância de parceria com um bom operador logístico. FM Logistic do Brasil prevê dobrar movimentação no período com atenção maior para vendas no e-commerce

São Paulo – Logística é sinônimo de agilidade operacional, gestão estratégica da cadeia de suprimentos e dinamismo. A Black Friday acelera ainda mais esses processos e faz com que os operadores logísticos direcionem uma atenção maior para as vendas no e-commerce. Hoje, o dinamismo operacional é muito maior para suprir a alta demanda dos consumidores hiper digitalizados, da rapidez dos marketplaces, gerenciamento de estoques e, claro, a entrega.

A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, tem toda uma estratégia estruturada para atender períodos sazonais e que demandam uma agilidade ainda maior da equipe operacional, armazéns e gestão de processos. De acordo com a diretora de operações da empresa, Luciana Lacerda, o omnichannel trouxe aos consumidores uma mudança completa nos hábitos de compras.

“O omnichannel cria uma experiência de vendas contínua e centrada no consumidor, independentemente do caminho de compra (loja, celular ou online). Sincronizar o ecossistema de compras, no entanto, requer inovação na cadeia de suprimentos para criar processos on-line e off-line dinâmicos. Os consumidores agora querem poder fazer compras em qualquer lugar, a qualquer hora, incluindo opções de compra, retirada, entrega e devolução de produtos quando desejarem. Aperfeiçoar a cadeia de suprimentos omnichannel não apenas oferece aos clientes conectados a conveniência final, mas permite que os estabelecimentos convencionais ganhem novos canais de lucro e aumentem as vendas na loja”, explica.

Na FM Logistic do Brasil, a expectativa é dobrar a movimentação na Black Friday 2021. Para isso, segundo Luciana, a empresa analisa estrategicamente toda a eficiência operacional da cadeia logística. “Investir em ferramentas tecnológicas é primordial para gerar uma base com dados disponíveis 100% do tempo e que sejam, acima de tudo, precisos. Rastreabilidade, análise, visualização dos processos, monitoramento, compartilhamento de informação e simulação são estratégias que podem ser aplicadas para os operadores logísticos não serem pegos de surpresa”, comenta.

Desde meados do ano, a FM Logistic do Brasil já analisa com cada cliente as necessidades e demanda prevista para o período da Black Friday. A empresa prevê antecipadamente a capacidade de estoque e todo o processo de logística para atender a esse período sazonal. “Aliamos flexibilidade com processos ágeis de treinamento de pessoas para garantir o aumento de capacidade com a qualidade adequada. Trabalhamos com modelos de contratação que nos apoiam no sentido de mobilização nos momentos de sazonalidade, investimos anualmente em tecnologia, inovação e digitalização de processos para oferecer não apenas rapidez e confiabilidade no processo logístico, mas também uma logística cada vez mais sustentável, fornecendo sempre flexibilidade ao consumidor”, finaliza a diretora de operações.

FM Logistic

Fundada na França em 1967, a FM Logistic é uma empresa com faturamento de 1,38 bilhão de euros (2020-2021), está presente em 14 países da Europa, Ásia e América Latina e conta com, aproximadamente, 27,2 mil colaboradores.

A FM Logistic investe constantemente em inovação para oferecer soluções logísticas de armazenagem, co-packing, nacionalização e transportes de cargas completas e fracionadas para atender às necessidades dos clientes, suportando o crescimento nos canais B2B, B2C, incluindo soluções de e-commerce e omnichannel. Seu portfólio de atuação abrange indústrias nacionais e internacionais de bens de consumo, varejo, cosméticos, manufaturados e produtos de cuidados pessoais. No Brasil, está presente desde 2013, onde conta com três centros de distribuição localizados estrategicamente em SP, SC e RS, empregando cerca de 600 colaboradores.

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