A cultura está de volta ao Instituto Ingo Hoffmann? A partir de 2022, o projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura trará atividades culturais diárias para a instituição. Espetáculos de teatro, apresentações culturais e oficinas de literatura, música, cinema e artes farão parte do cotidiano das crianças em tratamento de câncer e seus familiares.

Criado em 2019, o projeto retorna ao Instituto Ingo Hoffmann pela terceira vez. Nas duas primeiras edições, 18 espetáculos fizeram a festa da criançada e seus pais, entre shows de músicas, teatro de bonecos, esquetes de humor, circo e muita interatividade. Mais de 200 oficinas foram realizadas no período, buscando a interação entre as famílias atendidas na instituição, a cultura e a ampliação do conhecimento por meio da cultura.

A segunda edição do projeto, em 2020, representou um desafio para o projeto. Com o início da pandemia de coronavírus, as atividades passaram por readequações de segurança. Uma divisória de acrílico foi instalada no palco, para proteger as famílias e os artistas durante as apresentações. As oficinas, realizadas ao ar livre, observaram cuidados especiais, como a higienização constante de todo o material utilizado, uso de máscaras e álcool em gel.

Para a terceira temporada, todas as medidas de segurança devem ser mantidas. Estão previstas aulas de arte-educação de segunda a sexta-feira, envolvendo arte digital, literatura e contação de histórias, artes plásticas, cinema e música. E o projeto ainda trará seis espetáculos de teatro e seis apresentações musicais ao longo do ano.

Famílias do Instituto em Ação Cultura

O objetivo do projeto é oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento do câncer, atendidos pelo Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento de crianças, no interior paulista. 

A viabilidade do projeto de cultura, denominado Calendário de Atividades Socioculturais – Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores: CI&T, DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Usina São Domingos, Alibra Matera e 2º Tabelião de Protesto de Campinas.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here