Prova foi disputada neste final de semana em Botucatu, na Cuesta Paulista, com novos percursos em relação às edições anteriores

O município de Botucatu (SP) sediou no sábado (11) a sexta edição da Ultra Trail Run 70k Brasil Ride. A prova contou com as quatro distâncias tradicionais – 70, 32, 16 e 6 km – e teve também a Kids Trail Run, em que os pequenos corredores se divertiram na pista de 500 metros montada na arena do evento, próxima ao Ginásio Municipal. Na principal disputa, a dos 70k, os atletas José Nunes e Nini Oliveira foram os campeões, registrando os tempos de 6h05min24 e 9h49min52, respectivamente, após partirem na primeira largada do dia, logo às 6h da manhã. 

Em seguida, às 10h, foi a vez dos participantes dos 32 km iniciarem a disputa na Cuesta Paulista. Com 2h43min47, Maurício Martins levou a melhor no masculino. Entre as mulheres, a vitória foi de Andressa Silva, que cruzou a linha de chegada em 3h49min48. Nos 16k, com início às 15h, Paulo Júnior, em 1h08min23, e Leidiane Miorando, em 1h18min05, foram os campeões, enquanto os 6k, iniciado às 16h, foram vencidos por William Vaz, em 22min10, e Rosiara Gonzaga, em 30min48.

Na Kids Trail Run, um grande número de crianças correu, para alegria de seus pais e do público, que puderam prestigiar os jovens atletas. A cerimônia de premiação foi pontual, conforme estabelecido na programação, às 17h. Sempre com apoio da prefeitura e dos órgãos municipais, o evento ajudou mais uma vez que os hotéis ficassem cheios, o que movimentou bastante a economia local.

“A sexta edição da Ultra Trail Run 70k Brasil Ride transcorreu conforme previsto na programação, respeitando todos os horários, em percursos completamente novos em relação às edições anteriores, com muitos elogios dos atletas já no decorrer de suas provas e também após eles cruzarem o pórtico de chegada”, destacou Rafael Campos, diretor de prova. “Nas disputas do 32k e 70k, o ponto alto foi a passagem pela cachoeira na fazenda Indiana, com um trecho técnico para chegar nela e, depois, puderam correr pelo leito do rio”, completou Campos.

“O dia foi bastante quente, então, apesar de estar bem arborizado, havia trechos expostos ao sol, que realmente castigaram o pessoal. Nos 70 km tivemos oito pontos de hidratação e os atletas elogiaram demais o fato de termos água gelada e comida salgada. Mesmo assim, por conta do calor, a partir do km 30, 40, começaram a ter câimbras, algo natural numa prova deste nível”, finalizou Rafael Campos.

As disputas na distância principal – Na disputa masculina dos 70k, o campeão José Nunes impôs um ritmo forte e saiu destacado a partir do km 5, formando um pelotão do segundo ao quinto lugar, que acreditou na possibilidade de que uma hora o líder não aguentaria o ritmo forte. Porém, Nunes conseguiu seguir na frente e completou sozinho. A disputa então foi pela segunda colocação, que teve Marildo Barduco (6h29min03) ocupando o posto. O top foi completado por Sergio Garcia (6h55min17).  

Entre as mulheres, Nini Oliveira conquistou a vitória com uma boa vantagem. Ela, que completou em 9 horas e 49 minutos, ficou mais de 45 minutos à frente de Michelli Siva, a vice-campeã, com o tempo de 10h35min46. O top 3 teve ainda Rosa Farias, que concluiu sua prova em 11h29min21.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here