Mais do que um esporte, o nadapedalacorre tornou-se parte fundamental da rotina de crianças e adolescentes de Caucaia. Único projeto esportivo atuante no litoral da região, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões rompeu o sedentarismo, estimulando hábitos e comportamentos mais saudáveis. E já forma jovens apaixonados pela prática de esportes, alguns com talento para a modalidade.

A Escolinha de Triathlon chegou ao Ceará em agosto de 2020, após cinco anos como referência no desenvolvimento das categorias de base no Paraná. A missão do projeto é formar cidadãos de sucesso por meio do esporte, proporcionando a prática do triathlon com estrutura profissional, segurança e muita diversão. Em Caucaia, muitos alunos chegaram sem saber nadar, e hoje encaram treinos no mar.

O trabalho ajudou a descobrir talentos como a pequena Laura Lia dos Santos Verçosa, de 9 anos, campeã da sua faixa etária na seletiva cearense para o Campeonato Brasileiro Infantil, realizada em novembro. Entre os rapazes, Cauê Moura e Jailson de Souza formam a dupla de destaque do projeto, com medalhas em competições como o Campeonato Cearense de Duathlon Aquático de 2020, com ouro e prata, respectivamente.

Evolução física e social

A Escolinha de Triathlon em Caucaia tem muitos motivos para celebrar. Em um ano, os alunos mostraram uma evolução física significativa, com desenvolvimento de força, resistência, agilidade, noção espacial, coordenação motora e concentração. Ainda mais importante foi a transformação social das crianças, principal foco do projeto.

“Num ano tão atípico, conseguimos fazer com que as crianças se movimentassem e se apaixonassem pelo triathlon. Os alunos já são triatletas, porque eles nadam, pedalam e correm em sequência. E também desenvolveram respeito, disciplina, autocontrole, responsabilidade, coletividade, autoestima, equilíbrio emocional, criatividade, ética e reconhecimento interpessoal. São essas lições que a gente quer passar por meio do triathlon”, comemora Juraci Moreira, triatleta com participação em três Olimpíadas e idealizador do projeto.

Treino especial de encerramento

Os núcleos cearenses do projeto encerraram oficialmente o ano com uma sessão de treinos especial, na semana passada. Na quinta-feira (9), Juraci Moreira praticou atividades com a criançada do núcleo de Caucaia. Os alunos fizeram um simulado de triathlon com distâncias curtas, apropriadas para as suas faixas etárias. No final, ganharam tênis dados pela patrocinadora do projeto, a Aeris Energy, e cestas básicas de Natal para ajudar suas famílias.

“Foi uma grande brincadeira, que é o espírito do projeto, de praticar esporte se divertindo”, conta Juraci Moreira. “De maneira muito lúdica, estamos conseguindo ensinar valores como trabalho em equipe, comprometimento, a importância de cair e levantar e se superar. O envolvimento das crianças e dos familiares também é um benefício importante que o projeto traz para a região.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here