As ferramentas são personalizadas para permitir o desenvolvimento de políticas públicas e planos de contingência que evitem que incidentes ambientais se tornem desastres humanitários

São Paulo, – A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, lança uma solução geotecnológica com plataformas integralmente customizadas para a prevenção e resposta a desastres naturais. Com o sistema, órgãos e entidades governamentais fazem a análise e o monitoramento de grandes áreas e pontos focais de risco com precisão, permitindo tomadas de decisão mais ágeis em caso de eventos ambientais.

“O número de eventos extremos relacionados às mudanças climáticas aumenta a cada ano. Ao direcionar nossos serviços de geotecnologia para prevenção e resposta a esses eventos, nos preocupamos não apenas com questões ambientais, mas principalmente com a segurança das pessoas afetadas nessas situações. São recursos inovadores que auxiliam no desenvolvimento sustentável das cidades e impedem que desastres naturais se tornem, também, um desastre humanitário”, explica Marlos Batista, CEO da Codex.

Segundo o Munic 2020, relatório do IBGE, 66% dos municípios brasileiros relataram a ocorrência de ao menos um impacto ambiental entre 2018 e 2020. As queimadas ocupam a primeira posição no ranking de eventos mais frequentes, com incidência em quase 50% dos municípios.  Secas e enxurradas foram registradas em quase 41%, enquanto enchentes e inundações graduais afetaram quase 33% dos municípios e os deslizamentos de terra e encostas 17,1%.

As soluções da Codex vêm ao encontro da aceleração da transformação digital e uso da inteligência de dados para resolver questões cotidianas. O fácil acesso e compartilhamento integrado de informações possibilitam o desenvolvimento de planos de contingência mais assertivos, além de nortear a criação de políticas públicas que priorizem a segurança da população. As ferramentas geotecnológicas também são utilizadas para prevenção de desastres naturais, com análise de solo e mudanças climáticas, bem como o monitoramento em tempo real das áreas mais vulneráveis, compilando todos os dados em uma plataforma central para consulta e avaliação de riscos. 

Um dos clientes que já utilizam a solução da Codex é a Defesa Civil do Rio Grande Sul. O Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Segird) integra todos os processos que antes eram manuais e agiliza processos administrativos com o compartilhamento de informações entre o estado e os municípios. Os dados são inseridos no sistema por meio de aplicativos móveis durante as vistorias ou durante uma situação emergencial, como enchentes, deslizamentos, queimadas e tempestades, para provisionar as necessidades da comunidade afetada e acionar órgãos competentes.

Sobre a Codex
A Codex é uma empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados para melhor tomada de decisões. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a otimização de oportunidades de negócio por meio da tecnologia, da inovação e da transformação digital, a Codex atua em setores estruturais da economia do país, como Agronegócio, Energia, Saneamento, Geotecnologia, Meio Ambiente, ESG, além de atuação junto ao setor público. Com experiência de mais de 30 anos, a Codex possui 250 colaboradores e atua em todo o país com seus sete escritórios em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além de uma sede internacional em Houston, nos Estados Unidos, a Codex é uma empresa do Grupo Imagem, companhia brasileira que representa no país a Esri, líder global do mercado de Sistema de Informações Geográficas (GIS).

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here