Ação focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU busca redução das desigualdades por meio do esporte

Uma série de ações sociais voltadas para a redução das desigualdades está nos planos do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões para a temporada 2022. E uma delas já foi colocada em prática. Nesta semana, os alunos do núcleo Itu/SP da Escolinha começaram a criar uma horta comunitária, que será cuidada por eles ao longo do ano. O objetivo é gerar mais conhecimento, responsabilidade e consciência ambiental. De quebra, a criançada poderá consumir em casa os produtos que cultivarem.

A horta comunitária foi a forma escolhida pelo projeto para atingir o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que estabelece a fome zero e a agricultura sustentável. Ele integra um conjunto de 17 ODS na Agenda 2030, um plano de ação global criado para erradicar a pobreza e garantir uma vida digna a todos.

“Os alunos trouxeram caixinhas de leite, usadas como vasos, e escreveram nelas seus nomes e o que escolheram plantar. Eles trouxeram alface, hortelã, cebolinha, frutas, flores. A tarefa deles é pesquisar sobre como cuidar do que plantou, e teremos um tempo reservado em todas as aulas para o cultivo da horta”, explica o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon. “O objetivo é dar a eles mais responsabilidade e desenvolver noções de agricultura sustentável e alimentação com produtos orgânicos.”

Todos os outros 14 núcleos da Escolinha deverão ter suas próprias hortas comunitárias. A Agenda 2030 da ONU pode ser adotada tanto por governos como pelo setor privado e a sociedade civil. E o esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social. As ações planejadas pelo Instituto para esta temporada têm como missão alcançar todos os 17 ODS propostos, por meio do triathlon.

O Instituto

Criado em 2021, surgiu como plataforma de apoio à Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto é chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, e atende hoje 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará. O objetivo do Instituto é unificar e expandir ações dos núcleos em todo o Brasil. A entidade ainda vai apoiar outros projetos sociais focados na formação de jovens por meio do esporte.

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here