São diferentes ações nos 18 núcleos atendidos pelo projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser. Em nove deles, as brincadeiras estão sendo realizadas de forma presencial e, nos demais, de maneira on-line

Um período de férias com muitas brincadeiras, reunindo atividades simples e práticas, para diversão da garotada e, também, de toda a família. Assim tem sido o dia a dia das crianças e jovens atendidos pelo Projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte & Educação (IEE). O Festival de Férias está sendo realizado nos 18 núcleos do projeto desenvolvido pelo IEE – criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser -, sendo em nove deles de forma presencial e, nos demais, com ações on-line.

Os núcleos Pindamonhangaba, São Luís, Capistrano de Abreu, Carapicuíba, Heliópolis e São Sebastião, em São Paulo, além de Padre Miguel e Salgueiro, no Rio de Janeiro, e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, estão com atividades em seus espaços físicos, com a presença de 857 crianças e jovens. Já os demais, atingindo 2.057 alunos, desenvolvem o festival com ações on-line. Das duas formas, muita diversão. O objetivo: manter todos em movimento e agitar as férias com atividades bem variadas.

“É muito importante manter as crianças e jovens em atividade mesmo nas férias. E esse Festival, com suas diferentes ações, seja de forma presencial ou on-line, está aí para isso. Com muita diversão e atingindo o objetivo de movimentar os participantes nesse período do ano”, afirma Ana Moser, presidente do IEE.

As atividades são as mais variadas, desde os esportes tradicionais até inovações como o “Boligol”, uma mistura de boliche com futebol. Também são desenvolvidas brincadeiras com quebra-cabeças feitos de material reciclado e muita criatividade, assim como o Desafio Vivo-Morto Vôlei, voltado para exercícios de vôlei. Quando realizadas de forma on-line, os participantes enviam vídeos das atividades mostrando suas ações durante o Festival.

Respeitando os protocolos da Covid-19 – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com a Covid-19, suas atividades foram ajustadas para que continuassem chegando às crianças, jovens e adultos envolvidos com os núcleos. E, durante o Festival de Férias, todas as propostas estão sendo adequadas para respeitar os protocolos de segurança em função da pandemia.

Com o Rede de Núcleos, o IEE atende atualmente a mais de 4 mil crianças e jovens. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria. Inclusive, agora, nas férias, com o festival.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Entre os parceiros do IEE, em 2022, estão: Banco BV, Grupo Votorantim, Itaú, Vale, Novelis, Mastercard, Mercado Livre, Achè, Bayer, Ultra, Instituto CCR, Verde Asset Management, Facebook, Nubank, Bank Of America, Alcoa, Toyota, PremieRpet, Comgas, Unilever, Ball, TRW, Pernambucanas, Jonhson&Johnson, Movida, Carrefour, Duratex, Pfizer, Eternit, Accumed, Zurich, Grupo Lavoro, TrackAndField, PerfettiVanMelle, BRFértil, Too Seguros, Polimix, MZ Consultoria, DPaschoal.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here