A Confederação Brasileira de Vela – CBVela entregou no mês de janeiro sete eventos de ponta para os jovens atletas da modalidade, que deu 19 medalhas olímpicas ao País.

Pernambuco, Paraíba e Espírito Santo receberam competidores em classes de introdução à vela como o Optimist e o Snipe, uma das categorias mais prestigiadas.

Destaque para cinco campeonatos realizados no Cabanga Iate Clube, unidade de Marinha Farinha, em Paulista (PE). As competições tiveram palestras de velejadores ícones brasileiros como Robert Scheidt, Torben Grael, Cláudio Biekarck e Alexandre Paradeda.

Com quase 90 atletas de nove estados, Copa da Juventude 2022 teve sua conclusão no sábado (29) e confirmou os classificados para o Mundial da Juventude da Holanda neste ano.

Os eventos para a nova geração da vela começaram com a Copa Brasil Estreante (06/01 a 09/01), depois foi a vez do tradicional Campeonato Brasileiro de Optimist (10/01 a 17/01) com mais de 200 participantes.

O Cabanga Iate Clube promoveu também o Brasileiro de 29er (16/01 a 23/01), Campeonato Brasileiro de 420 (16/01 a 23/01) e a já citada Copa da Juventude (25/01 a 29/01).

O Brasileiro da Classe ILCA Laser 2022 ocorreu entre os dias 16 e 22 de janeiro, na praia de Intermares, em Cabedelo (PB). No sábado (29) também teve a conclusão da 72ª edição do Brasileiro de Snipe, no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória (ES), com 35 velejadores.

”Tivemos uma interação muito legal com os velejadores, flotilhas e os pais. Tivemos vento em todos as largadas de 8 a 13, com rajadas de 15 nós. Além dos seminários, com juízes e referências de velejadores da vela! Iniciamos 2022 com chave de ouro no Nordeste!”, afirmou o Gerente de Eventos da CBVela, Walter Böddener.

A Copa da Juventude 2022 também definiu a equipe de vela jovem que representará o Brasil no Mundial da Juventude 2022, em Haia, na Holanda, de 9 a 16 de julho. Na Hobie Cat 16, os pernambucanos Guilherme Araújo e Milena Araújo se garantiram. Na 29er, os catarinenses  Guilherme Menezes e Fernando Menezes tiveram o melhor desempenho, assim como as paulistas Clara Meyer e Lívia Nogueira no feminino. Os nomes confirmados de 420 são Alex Kuhl e Handrey Cantini (SP) e Joana Gonçalves e Luísa Madureira (RJ). Na Ilca 6, vaga para os gaúchos Erick Carpes e Júlia Carreirão. No Kite, quem vai para a Holanda é Marcos Americano (SP) e no WindFoil, os dois são: Hugo Queiroz (DF) e Sofia Faria (SC).

Mais eventos em fevereiro

A CBVela promoverá de 4 a 6 de fevereiro, na Praia Pontinha do Outeiro, em Araruama (RJ), a Copa Internacional de Kitesurf que contará com a participação de atletas de ponta de todo o Brasil e do exterior, além de iniciantes na modalidade. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Vela em parceria com a Prefeitura de Araruama.

As classes convidadas em disputa são a Kiteboard bi-direcional, a Formula Kite Foil Olímpico e a Formula Kite Foil Open. São esperados entre 100 e 200 atletas inscritos. Será oferecida premiação aos três primeiros colocados de cada classe nas categorias: até 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45+ e feminino.

Leia mais em — https://onboardsports.pressroom.com.br/40229683e3/araruama-rj-recebe-copa-internacional-de-kitesurf-em-fevereiro.html

Assista ao bate-papo de Torben Grael com os velejadores jovens — https://youtu.be/A-6LXZ3evoE

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto:

(Tsuey Lan Bizzocchi | Cabanga)

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here