Projeto busca fortalecer a responsabilidade social e dar mais segurança aos alunos que pedalam nas ruas

Os triatletas mirins de Curitiba iniciaram a temporada 2022 com uma série de atividades educativas, reforçando o papel do esporte como ferramenta de formação social. Durante o mês de fevereiro, os alunos terão aulas especiais de educação no trânsito.

As aulas no Colégio da Polícia Militar do Paraná incluem palestras, com apresentação de vídeos educativos, e atividades práticas, simulando a experiência de pedalar na rua, de maneira segura para a criançada. Os alunos também são instigados a discutir o assunto com trabalhos artesanais, como desenhos, e apresentações diante da turma.

“Nós discutimos tudo o que é relacionado às leis de trânsito. O comportamento em veículos, em bicicletas, e o dos pedestres. Procuramos ir além de explicar os direitos e deveres de cada um, reforçando sempre o comportamento harmônico, de cooperação”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “As crianças trazem várias questões, como a distância segura entre o carro e a bicicleta, dúvidas sobre placas de sinalização, a melhor maneira de conduzir a bike no trânsito. Tem sido um diálogo muito produtivo com elas.”

Além dos treinos no colégio e no velódromo ao lado do Jardim Botânico, os jovens talentos do projeto também pedalam em ruas e estradas. A regra, para esses treinos, é buscar locais com menor movimento de carros. E, claro, agir com responsabilidade e respeito.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Rede Condor.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here