Projeto de formação social promove mudanças positivas com valores esportivos como cooperação, disciplina e respeito

O esporte pode transformar vidas. E, em Ceilândia, no Distrito Federal, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões se transformou numa importante ferramenta de combate à violência entre crianças e adolescentes. O projeto, referência na formação social, utiliza valores do esporte como disciplina, respeito, dedicação e trabalho em equipe para promover mudanças positivas na comunidade.

O aluno Kallebe Carvalho é um bom exemplo. No projeto, o triatleta mirim encontrou a inspiração para superar a morte do pai. Vindo de uma família numerosa, com avós, mãe, tia e cinco irmãos, Kallebe sempre foi ativo, com habilidade para os esportes. Mas apenas no ano passado começou a praticar, na Escolinha de Triathlon, com o apoio da família.

“Eu trabalho o dia todo, e fico mais tranquila em saber que ele está na Escolinha, fazendo triathlon, aprendendo coisas boas. Ele mudou de horário no colégio, e quase precisou interromper os treinos, mas o professor Nildomar nos ajudou e conseguimos nos organizar”, conta a mãe, Daiane Alves Nunes. “Logo quero colocar meus outros filhos no projeto, também.”

Mais do que ensinar as técnicas das três modalidades do triathlon e promover um estilo de vida saudável, o projeto desenvolve aspectos socioemocionais das crianças. “Com as aulas de triathlon, nós ajudamos a diminuir a ansiedade e o estresse e damos mais estabilidade emocional à garotada”, destaca o professor Nildomar Valadares, do núcleo Ceilândia. “Com o Kalleb, eu procuro brincar bastante, interagir sempre que posso. E passo pra ele algumas responsabilidades, para que ele possa preencher esse vazio da ausência do pai e encontre um outro significado para a sua vida. Ele gosta de praticar triathlon, tem o biotipo, se dedica bastante e quer ser atleta profissional no futuro.” 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here