Nelci Seibel

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul

Joinville comemora aniversário de fundação

No dia 9 de março a cidade de Joinville/SC celebra 171 anos de fundação, com diversas atividades em comemoração a data. A Sociedade Cultural Alemã, que tem sua sede na Casa da Memória, junto ao Cemitério do Imigrante realizará o primeiro evento presencial de 2022, em parceria com a Prefeitura. Como nos anos anteriores, haverá homenagem aos que jazem neste Cemitério.

Cemitério do Imigrante, um parque de paz, sossego e reflexão, no centro de Joinville

Neste ano o homenageado especial será Felix Heinzelmann (24.01.1860 / 04.08.1898), que receberá uma coroa de flores, em nome de todos os que ali descansam em paz. Felix era militar e agrônomo, chegou a Joinville em 1888, foi professor na escola alemã, e, em 1893 assumiu o comando do Corpo de Bombeiros Voluntários, sendo seu 2º comandante. Sua liderança transformou o Corpo de Bombeiros em uma instituição de segurança especial, sob o lema “Por Deus e pelo próximo”. Teve singular liderança na contenção dos revoltosos da revolução federalista, o que lhe rendeu a patente de Capitão da Guarda Nacional, integrando-o ao 1º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional em Joinville. O Cemitério do Imigrante é tombado pelo IPHAN, um verdadeiro jardim com enormes árvores em que os passarinhos fazem a festa, belo gramado e trilhas para passeios.  Pena que as sepulturas estão semidestruídas e para reformá-las seria necessária grande quantidade de recursos… A presidente da Sociedade Alemã de Joinville, Norma Kricheldorf, comenta que o ano de 2022 será marcado nesse local por datas emblemáticas, tais como o centenário da Sociedade Cultural Lírica, os 130 anos do Coral da Paz, a reedição de um livro de Hilda Anna Krisch entre outras. Convidamos os interessados a apoiar esta entidade que resguarda a história da cidade. A atração musical do evento de 9 de março será a banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Projeto de sinalização do ecoturismo em Itapema

Itapema entra no roteiro do ecoturismo 

Em Itapema/SC, onde o ecoturismo entrou para os atrativos de turismo, atualmente está sendo implantado o projeto de sinalização das trilhas. A iniciativa é da Fundação Ambiental Área Costeira Itapema (FAACI) e da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico e agora também será aplicada em outros municípios. Em Itapema já foram sinalizadas as trilhas da Praia Grossa, Pedra da Cadeia e São Paulinho e agora é a vez da trilha do Pico da Pedra. As placas informativas e pinturas especiais ao longo dos percursos seguem o padrão nacional da Rede Brasileira de Trilhas. A ferramenta, lançada em 2021, conta também com informações referentes às propriedades rurais e gastronomia, além de prática esportiva como o rapel.

Cidades mais acolhedoras do mundo

Monte Verde/MG, uma mini Europa no Brasil

A Booking.com acaba de revelar as Cidades Mais Acolhedoras do Mundo para 2022, e o Brasil está representado na lista por Monte Verde. De ilhas tranquilas e cidades históricas a maravilhas arquitetônicas e montanhas intocadas, os dez destinos selecionados neste ano são reconhecidos por sua hospitalidade excepcional, como provam as mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais da Booking.com.

1) Matera, no sul da Itália

2) Bled, Eslovênia

3) Taitung City, Taiwan

4) Nafplio, Grécia

5) Toledo, Espanha

6) Monte Verde > , Brasil

Conhecida como a “Suíça” brasileira, Monte Verde é uma pequena cidade com ares e estilo inspirados na Europa, situada na Serra da Mantiqueira.

7) Bruges  , Bélgica

8) Nusa Lembongan , Indonésia

9) Ponta Delgada, Açores, Portugal

10) Hoi An, Vietnã

Essas cidades recebem o Traveller Review Awards, um prêmio anual da Booking.com, que se baseia no número de avaliações verificadas de viajantes reais e está em sua décima edição em 2022.

14º Congresso Brasileiro de Turismo e C&VBX

Com o apoio de entidades do turismo nacional  e patrocínio doSEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas), CNC (Confederação Nacional de Comercio de Bens, Serviços e Turismo) e CNT (Confederação Nacional do Transporte),  acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de março de 2022, o 14º Congresso Brasileiro de Turismo e Convention & Visitors Bureaux. O evento receberá autoridades e experts da área econômica que abordarão os desafios e o atual momento dos Negócios de Turismo. Veja o programa, local e como se inscrever através do link: https://www.sympla.com.br/14-congresso-brasileiro-de-convention-and-visitors-bureaux__1414534.

Infraero presta serviços ao Aeroporto de Blumenau  

A Infraero realizou consultoria técnica para o Aeroporto de Blumenau, em Santa Catarina, por meio de contrato com a Prefeitura, que envolveu a elaboração de planos relacionados à segurança aeroportuária. Foram concluídos o Plano de Emergência em Aeródromo (PLEM) e o Plano de Remoção de Aeronave Inoperante e Desinterdição de Pista (PRAI), já aprovados pela Anac.   

NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here