Somos do Mar é um projeto itinerante de Educação Ambiental que busca popularizar conhecimento de maneira gratuita e acessível sobre os oceanos e combater o lixo no mar a partir de práticas sustentáveis, de forma lúdica e criativa, unindo arte e ciência. O projeto já percorreu Rio Grande, Torres, Garopaba, Florianópolis, Navegantes, Pontal do Sul, Santos, Ilhabela e pretende atuar em outras cidades da costa brasileira a partir de abril deste ano.

Para isso se tornar realidade, até 19 de março está sendo realizada uma arrecadação online, no modelo matchfunding, um financiamento coletivo, o qual a sociedade e uma empresa privada se unem para financiar um projeto em comum. Neste caso, a Portonave irá dobrar o valor arrecadado, caso a meta de 25 mil reais seja alcançada.

portonave.com.br

Na plataforma de doação Cartase os interessados podem doar e receber recompensas, como o livro Mar de Soluções, com mais de mil cópias vendidas, e camisetas do projeto.

As atividades do Somos do Mar são realizadas nas praias, ruas e instituições parceiras e variam entre oficinas, peças teatrais, palestras, rodas de conversa, vivências, exposições e intervenções artísticas voltadas tanto para crianças quanto adultos.

Cerca de cinco mil pessoas já participaram das ações

A iniciativa teve início em junho de 2017. Até então, cerca de cinco mil pessoas participaram das ações promovidas. Devido à pandemia, a expedição foi suspensa durante dois anos, mas a engenheira ambiental Diulie Tavares e o oceanógrafo Rafael Langello não desistiram de seguir com o projeto por toda costa brasileira, até a Amazônia.

“Desde o início, a Portonave acreditou no Somos do Mar. Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o início da Década do Oceano da ONU, ficou ainda notória a necessidade de empresas apoiarem iniciativas que contribuem para um ambiente sustentável para todos. E a Portonave vem cumprindo seu papel nesse sentido de forma louvável”.

O Porto de Navegantes apoia diversos projetos sociais com o propósito contribuir com o desenvolvimento sustentável, para melhorar a economia da região em que está inserida, com o intuito de valorizar as pessoas e respeitar o meio ambiente.

Para o gerente Comercial, Marketing, Comunicação e Resp. Social da Portonave, Rodrigo Gomes, é um prazer continuar a parceria com o projeto. “De forma inédita, o financiamento coletivo é uma aposta nossa para fomentar a participação de mais pessoas e organizações em prol de práticas sustentáveis. Estamos na torcida para que dê tudo certo e para seguirmos disseminando bons exemplos pelo Brasil por meio de um projeto que tanto nos orgulha”.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here