O polonês Mateusz Kusznierewicz e o brasileiro Bruno Prada buscam a partir desta segunda-feira (7) o tricampeonato consecutivo da Bacardi Cup Invitational Regatta na classe Star, evento realizado na Baía de Biscayne, em Miami, nos Estados Unidos. 

A dupla campeã mundial de 2019 é um das favoritas na competição, que conta com outros 60 barcos de vários países. Serão disputadas seis regatas ao todo até o próximo dia 12.

O medalhista olímpico não é o único brasileiro na regata. Nomes como Samuel Gonçalves, Pedro Trouche, Admar Gonzaga, Ronald Seifert, Fabio Prada e Andreas Perdicaris estão na lista. Em 2021, Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada ganharam com um desempenho perfeito com 100% de aproveitamento na competição.

Desde o início da chamada Copa Bacardi em 1927, quarenta e cinco capitães diferentes conquistaram o troféu, mas entre os brasileiros apenas Bruno Prada teve a honraria! ”Estamos muito motivados para mais uma grande competição da classe Star e prontos para defender o bicampeonato. É um evento de alto nível técnico e esperamos repetir o desempenho do ano passado”, disse Bruno Prada, medalhista olímpico.

A Bacardi Cup Invitational Regatta conta com outras categorias além da Star, como Melges 24, Viper 640, VX One e 69F e J70. Nesta última, o Brasil terá Jorge Zarif, Henrique Haddad, Mário Tinoco e o comandante Selmo Nissenbaum em uma embarcação.

O País terá um veleiro com Marcos Soares, Thiago Soares, Gabriel van Zee Penido e Nicholas Pellicano Grael, e outro com Alberto Guarischi, André Guarischi, Gabriel Portilho Borges e Mauricio Santa Cruz.

”O campeonato é muito forte e conta com os melhores velejadores de Star do planeta. Temos uma flotilha forte com chances de título, incluindo o também campeão mundial Samuel Gonçalves e o vencedor da SSL Final, Pedro Trouche. Teremos regatas equilibradas do começo ao final”, contou Arthur Lopes, presidente do 7º Distrito da Classe Star.

Ao todo, a lista de inscritos conta com mais de 500 velejadores de mais de 20 nações, apresentando a mistura usual de lendas da vela, campeões mundiais, atletas olímpicos e profissionais.

A competição começou sua história com barcos Star em Havana, Cuba, na década de 50. Em 1962, a série mudou-se para Biscayne e em 2010 o evento se expandiu para incluir outras classes além da Star. O comitê organizador é formado por Coral Reef Yacht Club, Biscayne Bay Yacht Club, Shake Leg Miami e US Sailing Center.

Site oficial

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here