Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões disputaram corrida infantil no sábado (13), com presença de familiares e comunidade

Os triatletas mirins de Maracanaú exerimentaram pela primeira vez a emoção de competir. No sábado (12), os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões disputaram a Corrida Infantil do aniversário de 39 anos do Instituto Lucimário Caitano, sede do projeto na cidade. E puderam mostrar sua evolução no esporte.

A experiência em competições faz parte do programa de treinos da Escolinha de Triathlon. Situações comuns em provas promovem mais sociabilização e reforçam valores e habilidades importantes. Aprender a ganhar e perder, trabalhar em equipe, ser solidário e ter resiliência são características que ajudam a moldar adultos mais preparados.

“A maioria dos alunos nunca participou de uma corrida com padrões oficiais. E o evento, para eles, foi bastante interativo inclusive com um cunho social. Além da corrida, as crianças participaram de uma mini palestra sobre saúde bucal, e passaram por procedimentos odontológicos, como aplicação de flúor”, contou o professor Rafael Costa Feitosa. A corrida, com percurso de 300m, teve medalhas de participação para todos os competidores.

Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Maracanaú, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará, apoio do Instituto Lucimário Caitano e do Centro Pedagógico Cecília Meireles. O projeto tem patrocínio de Vestas, Gerdau, Instituto Aço Cearense, Cerbras e iByte. 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here