A Ocean Race sediou uma sessão sobre os direitos dos oceanos durante a Semana do Oceano de Mônaco, focada na necessidade de dar voz ao oceano

Apesar do papel crítico que desempenha na regulação do nosso clima e na manutenção da vida na Terra, o oceano é frequentemente um espectador quando se trata de negociações climáticas.

Mas um workshop na Semana do Oceano de Mônaco na quinta-feira, organizado pela The Ocean Race, analisou o mérito de dar voz ao oceano e torná-lo uma entidade jurídica internacional, abordando questões como: Os direitos dos oceanos poderiam ajudar a mudar a percepção do nosso oceano de um recurso para usar e explorar para um vital, complexo, sistema que alimenta toda a vida na Terra? E poderia uma Declaração Universal dos Direitos oceânicos, que estabelece uma maneira abrangente de governar efetivamente o oceano, garantir que ele seja devidamente protegido?

Entre os palestrantes estavam Wavel Ramkalawan, Presidente da República de Seychelles; Embaixador Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano; Michelle Bender, do Centro de Direito da Terra; e Mumta Ito, Fundadora dos Direitos da Natureza. Sua Alteza Real, o Príncipe Alberto II de Mônaco, estava presente na sessão.

O evento de Mônaco segue o mais recente de uma série de The Ocean Race Summits, realizada nas Seychelles no início desta semana. A série Summit foi desenvolvida em colaboração com a 11th Hour Racing, uma parceira premier da Ocean Race e parceira fundadora do programa de sustentabilidade Racing with Purpose. A série explora a ideia de dar direitos aos oceanos a fim de criar um esforço global coletivo para proteger os mares. O conceito só pode ser realizado se os direitos dos oceanos forem adotados em escala global, e é por isso que a The Ocean Race está trabalhando para reunir apoio e impulso com os principais tomadores de decisão e defensores dos oceanos. Através de uma ação colaborativa, a Ocean Race está construindo um objetivo ambicioso de conduzir uma Declaração Universal dos Direitos do Oceano.

Antes da sessão de Mônaco, a iniciativa Relay4Nature da Ocean Race, desenvolvida com o enviado especial do secretário-geral da ONU para o oceano, Peter Thomson, chegou à Semana do Oceano de Mônaco. Simbolizado pelo Bastão da Natureza, o Relay4Nature defende o oceano e pede aos líderes que tomem medidas urgentes para proteger a natureza. Conectando os principais eventos ambientais do mundo, o Bastão da Natureza foi entregue ao capitão da Equipe Malizia, Boris Herrmann, uma das equipes da IMOCA inscritas para participar da edição 2022-23 da The Ocean Race e uma apaixonada defensora do oceano.

“Esta é uma corrida que devemos vencer”, disse Herrmann enquanto segurava o bastão em frente ao seu clube natal, o Monaco Yacht Club. “Queremos inspirar ações climáticas ambiciosas através do nosso esporte.”

O bastão chegou a Mônaco depois de se apresentar no The Ocean Race Summit Seychelles, como parte de sua jornada contínua para eventos marcantes onde os líderes mundiais discutem o futuro do planeta.

Dr. Sylvia Earle, a renomada oceanógrafa americana, cientista de pesquisa e ativista da saúde oceânica aproveitou sua oportunidade com o bastão para enviar um apelo solene e urgente: “Minha mensagem aos líderes do mundo – proteja o oceano como se nossas próprias vidas dependessem dele, porque eles dependem.”

“Acreditamos que, assim como temos um oceano, precisamos de uma abordagem colaborativa para protegê-lo”, disse Richard Brisius, presidente da Corrida Oceânica. “Nossos marinheiros são testemunhas do declínio do oceano – nossa pista de corrida – como resultado da falta de regras abrangentes. Mas reconhecer os direitos do oceano pode ajudar a mudar a percepção de como o tratamos, de um recurso para usá-lo e explorar, para um sistema vital, complexo e que alimenta toda a vida no planeta. Esse era o nosso objetivo aqui na Semana do Oceano de Mônaco, reunir especialistas e explorar a ideia de dar voz ao oceano e torná-lo uma entidade jurídica internacional.”

O Relay4Nature agora viajará para Genova, itália, que na segunda-feira sediará o primeiro Workshop de Inovação no Processo genova, uma série de eventos de acompanhamento para o The Ocean Race Summits, focado em conduzir ações concretas e progressos fora das Cúpulas.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here