Em 2022, prova passará novamente por grandes pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, repetindo a dose da temporada

Um dos grandes atrativos do L’Étape Rio de Janeiro Santander, prova chancelada pelo Tour de France, estará presente novamente na edição de 2022: o mesmo percurso desafiador e que encantou ciclistas pela sua beleza foi confirmado.

Com um trajeto de 102 km e 1.092 metros de altimetria acumulada, a prova será realizada entre os dias 24 e 26 de junho na Cidade Maravilhosa. As inscrições já estão abertas para os atletas, que também podem escolher o trecho menor. Parte do trajeto também foi o mesmo usado no ciclismo de estrada na Rio 2016.

Após muitas sugestões do público, que pediam pelos chamados ‘Alpes Cariocas’, o L’Étape Rio Santander by Tour de France conseguiu desenhar em 2021 uma prova ciclística à altura, com a intensidade e experiências semelhantes ao Tour de France. 

Os ‘Alpes’ são o conjunto de ruas e estradas cravadas nas montanhas e áreas de preservação ambiental com muita Mata Atlântica nativa ao redor. Esse trecho de subidas longas torna a prova ainda mais desafiadora para os ciclistas participantes.

”Eu já participei de muitas provas de ciclismo. Participo do L’Étape desde Cunha (SP) e me deparei no Rio de Janeiro com uma prova inesquecível. Foi disparada, na minha opinião, a melhor prova que já fiz, tanto em termos de organização e estrutura quanto de visual. Uma prova que ficou marcada para mim”, conta o campeão olímpico de vôlei Nalbert, que hoje se dedica ao ciclismo.

”E além de tudo, o L’Étape Rio Santander é uma grande experiência para todos os participantes. Em 2021, mais de 2 mil ciclistas com diversos níveis estiveram presentes, e todos se divertiram e puderam ter uma experiência maravilhosa”, completa Nalbert.

No percurso, os atletas vão largar na Marina da Glória, seguindo pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.

Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro – a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina -, a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Étape Rio Santander.

”A prova é um grande sucesso esportivo que a cidade, os atletas e o esporte merecem. No ano passado, ver o pelotão largar com o sol raiando, passar pela enseada com o pão de açúcar e a praia ao fundo foi incrível. Não tem lugar no mundo igual a essa cidade!”, comentou Miguel Lasalvia, Presidente da Comissão de Segurança ao Ciclista do Rio de Janeiro.

Os atletas do percurso completo devem seguir pelo alto das montanhas sentido Estrada da Canoas, passando pela Casa do Prefeito e descendo até o retorno da prova, no famoso Mirante de Canoas. Ao iniciar o retorno, mais um desafio: em uma estrada de concreto, com a floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico. Uma pedalada que ficará na memória de todo ciclista.

As inscrições e os mapas de percurso estão disponíveis no site oficial do evento: https://letaperio.com.br/

Mais informações:

L’Étape Rio Santander

Site oficial – https://letaperio.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letaperio  

Instagram – https://www.instagram.com/letape_rio/

L’Étape Brasil Santander

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/  

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ  

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1  

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here