Em oito meses, projeto gerou evolução física e de comportamento, e ajudou a revelar crianças com talento para o esporte

O triathlon já transformou a vida de crianças e adolescentes de Cascavel, no Ceará. Em cerca de oito meses, A Escolinha de Triathlon Formando Campeões proporcionou aos alunos desenvolvimento físico, novas habilidades motoras, responsabilidade e disciplina. Como reflexo desse trabalho, as crianças já participam de suas primeiras competições, mostrando evolução em todas as modalidades.

A maior parte das crianças chegou ao projeto sem muita intimidade com a piscina. Por ser a modalidade mais técnica e desafiadora, a natação é o principal foco da Escolinha de Triathlon Fromando Campeões, na fase de iniciação, com um trabalho específico de aprimoramento do nado. E os resultados já começam a aparecer. No dia 1º deste mês, os alunos Maria Clara Oliveira da Silva e Luan Melo da Silva foram campeões dos 50m livre de natação dos Jogos Escolares do Ceará, na categoria de 12 a 14 anos. A competição está na sua fase municipal, com disputas entre as escolas de Cascavel.

“Participar de competições como essa é uma experiência e uma vivência diferente do que eles têm na sua rotina. E mostra que, não importa de onde eles vêm, todos podem alcançar seus sonhos, se forem dedicados”, explica o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Neste sábado (23), os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos vão para a disputa individual do ciclismo, nos Jogos Escolares. “Algumas crianças estão numa fase de aprendizagem, mas todos demonstraram uma boa evolução, nesses meses de projeto”, reforça Pascoal.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock. 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here