Espetáculo de choro teve muita interação com a plateia, nesta quinta-feira (28), em mais uma iniciativa do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura

Uma tarde com muito choro, ritmo tradicional do Brasil, tomou conta do Instituto Ingo Hoffmann nesta quinta-feira (28). O grupo Regional da Vila apresentou canções de grandes nomes do gênero, como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Izaias Bueno e Garoto, e conquistou a plateia. O espetáculo foi promovido pelo projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura.

A interação foi o ponto forte do espetáculo. O quarteto formado por Eduardo Pereira (cavaquinho), Guilherme Sakamuta (bandolim), Mauricio Guil (violão 7 cordas) e Gabriel Peregrino (pandeiro) buscou o tempo todo a participação das crianças e dos seus pais. Graças às oficinas musicais oferecidas semanalmente na instituição, pelo projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura, a maioria já tinha familiaridade com os instrumentos e as canções. 

“Estamos felizes por voltar ao Instituto Ingo Hoffmann e saber que estamos trazendo música para este espaço. O pessoal estava aqui com uma energia incrível, foi uma interação ótima. É muito importante a continuidade do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura, trazendo arte, música e oficinas para as crianças em tratamento de câncer e suas famílias. Pra gente é um enorme prazer trazer o nosso choro para esse público tão receptivo. 

A apresentação também homenageou o Dia Nacional do Choro, comemorado no último dia 23, data do aniversário de nascimento de Pixinguinha. E trouxe momentos de alegria para as crianças.

“Foi muito importante, para mim, ver a alegria no coração do meu filho. Ele perdeu a visão, e mesmo assim conseguiu sentir a música e a comunhão entre todas as pessoas. Sou muito grata por essa tarde”, destacou Flávia Cristina Braga dos Santos, mãe de Gabriel. Empolgado, o adolescente aproveitou o final do espetáculo para tocar um pouco de flauta, instrumento que conheceu nas oficinas do Instituto.

Famílias do Instituto em Ação Cultura

O objetivo do projeto é oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento do câncer, atendidos pelo Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento de crianças, no interior paulista. Além das apresentações, as famílias na instituição contam com oficinas diárias artes, literatura, contação de histórias, música, cinema e internet.

A viabilidade do projeto de cultura, denominado Calendário de Atividades Socioculturais – Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores: CI&T, DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Usina São Domingos, Alibra Matera e 2º Tabelião de Protesto de Campinas.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here