O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Polo Aquático terminou neste domingo (1º) na piscina da Hebraica, em São Paulo (SP). A competição de base da modalidade teve como campeãs o Sesi-Sp no feminino e o Clube Paineiras Morumby no masculino.

Ao todo, dez equipes participaram das partidas, sendo três no feminino e sete no masculino. O principal evento voltado às categorias de base da temporada premiou as equipes que investem na formação de novos atletas. O evento, organizado pela Liga PAB – Polo Aquático Brasil, foi o segundo da temporada.

Os atletas de até 18 anos que competiram na capital paulista devem integrar as equipes adultas em outros eventos de polo aquático durante o ano, inclusive o Brasil Open, de 6 a 8 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o presidente da PAB, Alexandre Zwicker, a participação das equipes na formação de base do polo aquático é fundamental para o crescimento da modalidade. Além do sub-18, a Liga PAB também realiza torneios para os sub-14 e sub-16, no masculino e no feminino.

”Foram realizados grandes jogos na piscina da Hebraica! Quero agradecer especialmente à Hebraica por receber mais um campeonato nacional da PAB”, destacou Zwicker. “A categoria Sub-18 é muito importante para o polo nacional, porque abre as portas para o adulto. Todos os atletas e técnicos estão de parabéns pela educação e empenho durante o Brasileiro”.

”Agora focamos os trabalhos no Brasil Open, no Clube de Regatas do Flamengo, Rio de Janeiro. A expectativa é de uma competição disputada, com contratações de atletas do exterior. O Brasil Open é um campeonato rápido, mas será fundamental para mostrar o nível das equipes brasileiras”, acrescentou o presidente da PAB.

No Brasileiro Sub-18, o Clube Paineiras do Morumby fez valer seu favoritismo e conquistou o título masculino, após vitória apertada sobre a ABDA por 14 a 12. O destaque do time da capital paulista foi Thomas Perrone, artilheiro do campeonato com 17 gols. Outro nome que fez a diferença para o time paulista foi Victor Terzi, goleiro menos vazado. Já o Paulistano ficou com a medalha de bronze e o título de MVP da competição para Lucas Wulfhorst.

“Hoje tivemos uma grande conquista, mais uma conquista do clube. Isso representa muito para nós, fazemos um trabalho muito árduo, temos um grande comprometimento com o clube, com a modalidade, com os pais, com todo mundo. Eles fazem um esforço enorme para conciliar estudo e os treinamentos”, disse Frank Dias, técnico do Paineiras.

No feminino, o Sesi-SP superou na final a ABDA de Bauru (SP) por 16 a 6. As meninas da Vila Leopoldina foram lideradas por Eduarda Oliveira, MVP e artilheira com 16 gols no Brasileiro Sub-18. 

“Esse título foi muito importante para as meninas, já que elas jogaram bem todo o campeonato. Tivemos como destaque a goleira menos vazada, Giovana Januário, a artilheira e a MVP da competição, Eduarda Oliveira. O SESI atualmente investe no elenco de base, então isso é fruto do trabalho da diretoria e da comissão técnica”, destacou Isabela Krauss, membro da comissão técnica do Sesi-SP.

Participam do torneio masculino a ABDA de Bauru, Sesi-SP, Sociedade Hípica Bauruense, Clube Paineiras Morumby, Esporte Clube Pinheiros, C.A. Paulistano e Associação Brasileira A Hebraica.  

O Campeonato faz parte da segunda fase da temporada 2021. A primeira foi realizada em Bauru (SP), em outubro, e vencida pelos times da casa, a ABDA, tanto no feminino quanto no masculino.

Foto: Luiza Moraes

#poloaquatico #waterpolo #pab #onboardsports

Jogos deste domingo (01):

Terceiro lugar masculino: CAP 15 X 13 ABH – https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/708198723858790 

Final Masculina: ABDA 12 X  14 CPM – https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/1852094681657639 

Final Feminina: SESI SP 16 X 6 ABDA – https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/3924588831099711 

 O Campeonato Sub-18 teve transmissão ao vivo dos jogos no Facebook da PAB – https://fb.watch/97Z0X7dlNr/

Veja a tabela de jogos e resultados completos no Leverade –  https://leverade.com/pt/manager/470559/tournaments  

Sobre a PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.

A Liga Brasileira de Polo Aquático foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP), Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here