Vinícius Sant’Ana conquistou o ouro em sua estreia defendendo o Brasil; João Mazorca, também da equipe, foi o 8º, e Sophia Gomes ficou com o 11º na prova feminina

O triatleta paranaense Vinícius Sant’Ana é campeão dos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022. Em sua estreia com a camisa do Brasil, o atleta da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões conquistou o ouro na modalidade, nesta quinta-feira (5), em Rosário, Argentina. Colega de equipe, João Mazorca ficou com o nono lugar. Na final feminina, a novata Sophia Gomes terminou em 11º.

A vitória de Vinícius Sant’Ana coroa um trabalho de desenvolvimento feito desde 2018, com o seu ingresso na Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mostrando potencial para o esporte, o atleta passou a fazer parte do time de alto rendimento do projeto, voltado para as principais competições nacionais e internacionais. Em 2021, com apenas 16 anos, foi campeão brasileiro júnior, feito inédito na modalidade.

“O Vinícius conquistou a medalha de ouro com atitude de campeão, uma postura que queremos ver em todo atleta. Ele escapou na bike, arriscou, abriu um pouquinho no ciclismo e garantiu a vitória. Às vezes, para vencer, você precisa arriscar”, elogiou Juraci Moreira, triatleta com participação em três Olimpíadas e idealizador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

O coordenador Ricardo Júnior Cardoso destacou também as características que fazem de Vinícius Sant’Ana uma aposta do projeto. “Ele é super dedicado, focado, mas tem um desempenho normal nos treinos, nada que chame muita atenção. É na competição que ele cresce muito. O Vinícius não é atleta de treino, é atleta de prova”.

Os resultados nas provas individuais coroam ainda um forte trabalho de formação das categorias de base no estado. Do núcleo do Colégio da Polícia Militar do Paraná, nasceu a Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, time de alto rendimento que reúne os alunos com maior potencial para as competições internacionais, como Vinícius e João Mazorca. O desenvolvimento dos atletas no CPM e demais núcleos paranaenses possibilitou ainda a criação do grupo de pré-alto rendimento, com os talentos em fase intermediária de preparação, caso de Sophia Gomes.

As provas individuais

Com o frio intenso na manhã desta quinta-feira, chegando à mínima de 14 graus, e a temperatura da água, a organização dos Jogos optou por cancelar a etapa da natação, como medida de segurança para os atletas. As finais individuais foram transformadas num duathlon, com uma etapa de corrida, uma de ciclismo e outra de corrida.

“Eu, o Homero Cachel (treinador da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões) e o Rodrigo Milazzo (técnico da equipe brasileira em Rosário) tínhamos traçado uma estratégia, de fazer a primeira corrida forte, pra separar os grupos e tentar descansar um pouco no ciclismo e fazer a segunda corrida também forte. Mas acabou que a primeira corrida saiu ainda mais forte do que o planejado. Com isso, saí para o ciclismo com apenas mais um atleta, e ele não queria ajudar muito, então resolvi fazer um pouco mais de força pra me distanciar. Arrisquei bastante pra segurar a distância, e fiz uma corrida bem forte no final, pra garantir o resultado”, contou o campeão Vinícius Sant’Ana.

“Foi uma prova bem dura, com um alto nível técnico, os melhores atletas das Américas”, contou João Mazorca, também atleta da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões. 

Resultados

Final masculina
1. Vinícius Sant’Ana (BRA) – 53min45
2. Juan Sebastian Dominguez (ECU) – 54min59
3. Luciano Hernan Frias (ARG) – 55min24
9. João Mazorca (BRA) – 57min52

Final feminina
1. Júlia Munhoz (BRA) – 01h00min20
2. Camila Soria (ECU) – 01h00min51
3. Elena Dominga Jacome (CHI) – 01h03min15
11. Sophia Gomes (BRA) – 01h08min29

Revezamento misto dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Os paranaenses da Escolinha de Triathlon Formando Campeões voltam a defender a seleção brasileira neste sábado (7), a partir das 8h. Vinícius Sant’Ana, João Mazorca e Sophia Gomes se juntarão a Julia Munhoz, do SESI-SP, para o revezamento misto.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here